O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) obteve uma liminar na última quarta-feira (3) para instalar um sistema de identificação biométrica nos estádios cariocas. A tecnologia analisará impressões digitais, retina, íris ou palma da mão e tem como o objetivo evitar que torcedores violentos acessem as praças esportivas.
Obtida junto ao Juizado do Torcedor, a liminar tem como réus os clubes Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo, além da CBF, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) e o Complexo Maracanã de Entretenimento, consórcio responsável por cuidar do estádio.
A identificação biométrica será a nova forma de tentar impedir que torcedores violentos compareçam aos estádios, após medidas anteriores fracassarem, com os indivíduos migrando de torcidas organizadas e retornando às arquibancadas.
A determinação judicial exige a instalação da tecnologia em até 90 dias, arcando com todos os custos do processo. Se não acatada a decisão dentro do prazo, os quatro clubes, confederação, federação e consórcio serão multados individualmente em R$ 50 mil a cada dia de atraso.
O sistema de segurança será colocado próximo às catracas e terá como base os dados da polícia sobre cada indivíduo.
Fonte: UOL