Vasco é o único clube da Série A que não terá nenhum jogo oficial até a estreia do Brasileiro

Terça-feira, 25/04/2017 - 15:42
comentários

Libertadores, Copa Sul-Americana, Copa do Brasil, Primeira Liga, Copa do Nordeste, Recopa Sul-Americana e os Estaduais. Espalhados por sete campeonatos diferentes, os 20 times da Série A do Brasileiro terão diversos compromissos por torneios completamente diferentes (há clubes, como a Chapecoense, que disputarão partidas por até quatro campeonatos distintos). Todos terão, no mínimo, um jogo oficial nos 18 dias que separam a data de hoje para o dia 13 de maio, data de abertura do principal torneio nacional, com uma exceção. Só o Vasco tem todo esse tempo livre.

Eliminado precocemente da Copa do Brasil, fora da final do Campeonato Carioca, não classificado este ano para nenhum torneio internacional e fora da Primeira Liga por questões políticas e da Copa do Nordeste, por, obviamente, questões geográficas, o Cruz-maltino se viu com um buraco inesperado no calendário. Serão 22 dias entre a derrota para o Fluminense, no último sábado, e a estreia contra o Palmeiras na volta à Série A, no dia 14 de maio, fora de casa.

É tempo para trabalhar. Se não vai levar emoção para seu torcedor, Milton Mendes poderá usar o tempo para adaptar melhor o time a seu estilo em uma espécie de inter-temporada forçada. E o trabalho tem que ser muito bem feito. A sequência inicial do Vasco é dificílima no Brasileiro: além do Palmeiras, o time enfrenta Fluminense, Grêmio e Corinthians nas primeiras rodadas.

Outra “vantagem” que a comissão técnica pode tirar do momento é no planejamento. O Vasco já conhece seu calendário até o fim do ano: serão somente os 38 jogos do Campeonato Brasileiro, sem nenhum outro compromisso. Os demais clubes podem chegar a disputar um número variável de jogos. Novamente usando a Chapecoense como exemplo, a equipe catarinense pode fazer de 44 a 55 jogos em 2017, dependendo do desempenho em algumas competições. Um número que vai de seis a 17 partidas a mais do que o Vasco em uma única temporada.

Confira quanto cada time vai jogar até a estreia do Brasileiro:




Fonte: Extra Online