Ser pioneiro está no DNA do Vasco da Gama! Tudo começou em 1904, quando o Gigante da Colina elegeu o primeiro presidente não-branco de um clube esportivo brasileiro. O Cruzmaltino lutou pela inclusão de negros e operários no esporte mais popular do país, construiu seu estádio com a ajuda dos torcedores e conquistou, no ano de 1948, o primeiro título do futebol nacional no exterior: o Campeonato Sul-Americano.
Nada mais justo, então, que a maior rede de captação já vista no Brasil seja idealizada pelo Almirante. O Centro de Inteligência e Análise, com respaldo da Divisão de Base do Departamento de Futebol do clube, lançará em maio o "Descobridores", um projeto cujo o principal objetivo é o de devolver ao Vasco da Gama uma de suas mais importantes alcunhas: a de principal descobridor de talentos do país.
- O Descobridores é a realização de um Vasco que todos acreditamos. Pela primeira vez, vamos trazer os ídolos do passado para que eles possam ajudar o clube a construir o seu futuro. No Brasil, em todos os cantos, surgem possíveis jogadores de futebol, mas poucos têm acesso a clubes como o Vasco. Com o Descobridores, daremos oportunidade para todos que desejam jogar no Vasco. Os ídolos do clube estarão por todo país selecionando jogadores para nossa equipe no Rio de Janeiro - afirmou Pedro Monteiro, coordenador do CIA Vasco.
O lançamento do "Descobridores" está previsto para 17 de maio, dia que o navegador Vasco da Gama encontrou o caminho maritímo para a Índia. Após a implantação do projeto, o Gigante da Colina passará a ter representantes em todos os estados do Brasil. Os observadores terão respaldo do clube para organizar peneiras em suas regiões e avaliar o desempenho de atletas nos mais diversos campeonato do país. É importante deixar claro, entretanto, que todo e qualquer jogador avaliado terá que se enquadrar no perfil traçado pelo clube.
Os atletas selecionados serão trazidos para o Rio de Janeiro e formarão na Cidade Maravilhosa a "Seleção dos Descobridores". A equipe passará por duas semana de treinamentos no clube e enfrentará, ao término do período de preparação, o time cruzmaltino correspondente. A Seleção dos Descobridores sub-20, por exemplo, fará um amistoso com o Sub-20 do Vasco para os jogadores serem melhor avaliados pela comissão técnica. Além dos juniores, o "Descobridores" será um fornecedor de talentos para as categorias sub-13, sub-15 e sub-17.
Fonte: Site oficial do Vasco