Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco apresentam nesta sexta-feira (31) o patrocínio da TIM para 2017. Diferentemente do que ocorreu nas últimas seis temporadas, quando bancou clubes de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Nordeste, esta será a primeira na qual o quarteto carioca será o único a contar com o dinheiro da operadora de telefonia italiana. A empresa decidiu, a partir deste ano, concentrar os investimentos com futebol nos clubes do Rio de Janeiro.
A filial brasileira da companhia fica no Rio de Janeiro, mas o desempenho comercial dela no estado está aquém de outras regiões. Em janeiro, só 16% dos cariocas eram clientes da TIM, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Em Minas Gerais e São Paulo, a empresa fica em torno de 25% dos consumidores. No Nordeste passa dos 30% e no Paraná chega a quase 60%. O Rio é um mercado a ser priorizado, e o futebol está aí para ajudar.
Pietro Labriola, chefe de operações da TIM, diz que o valor investido não mudou muito de 2016 para 2017 – o número não é divulgado por nenhuma das partes. Aquele dinheiro que a empresa destinava a clubes de São Paulo, Minas e Nordeste passa a ser direcionado à ativação dos patrocínios cariocas. O executivo quer uma agenda mais intensa de ações promocionais. “Nós não estamos apenas comprando espaços para mídia”, diz Labriola, em português fortemente acentuado pelo italiano, por telefone a ÉPOCA.
Fonte: Blog Época Esporte Clube - Época