O levantamento do IBOPE Repucom sobre o desempenho dos clubes de futebol do Brasil nas redes sociais mostra um crescimento de mais de 100% no número de inscritos nas páginas de Atlético Paranaense e Coritiba. No início de março, o clássico “Atletiba” foi transmitido pela internet, gerando maior interesse e engajamento dos torcedores em seus respectivos canais no Youtube. O Atlético Paranaense registrou crescimento de mais de 150%, enquanto o Coritiba obteve mais de 110% de crescimento no volume de inscritos em seu canal, em relação ao levantamento de fevereiro.
Outro fato importante da análise deste mês é a consistência no crescimento das mídias sociais da Chapecoense que, ultrapassou o Grêmio e ocupa o posto de sexta maior base digital entre os clubes de futebol do país, atrás apenas dos quatro grandes clubes do estado de São Paulo e do Flamengo. Suas páginas oficiais no Facebook e Twitter registraram crescimentos superiores aos dos quatro maiores clubes, com 1,5% de crescimento em curtidas no Facebook e 4,8% em seguidores em sua conta no Twitter.
José Colagrossi, diretor executivo do IBOPE Repucom destaca: “A produção de conteúdo próprio e de qualidade é fundamental para retenção e desenvolvimento do engajamento nas mídias sociais. Clubes e seus respectivos parceiros devem promover a interatividade e conexão com seus torcedores, visando o aumento do engajamento de seus conteúdos. As altas taxas de engajamento significam uma qualificação valiosa, e certamente facilitarão a obtenção de novos negócios e patrocínios”.
Fonte: IBOPE Repucom – Ranking digital dos clubes brasileiros.
O levantamento é divulgado mensalmente pelo IBOPE Repucom e tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das bases digitais dos 40 clubes com o maior número de seguidores do país.
Veja abaixo o levantamento completo de março:
Fonte: Ibope Repucom