Lucas Paquetá e Douglas nunca haviam se falado antes de serem convocados para a seleção brasileira sub-20, em outubro de 2016. Foi na Granja Comary que o meia do Flamengo e o volante do Vasco se aproximaram. Entre resenhas e jogos de videogame, forjaram uma amizade que foi além da rivalidade entre seus clubes. Neste domingo, em Brasília, eles poderão se enfrentar pela primeira vez como profissionais, pela quarta rodada da Taça Rio.
Dos dois, quem está garantido é Douglas. Titular absoluto do Vasco, o volante é um dos principais jogadores da equipe desde que ganhou sua primeira oportunidade, em agosto de 2016. Desde então, tomou conta da posição.
Paquetá ainda briga por seu espaço. É um dos candidatos a substituir Diego, que está com a seleção brasileira nas eliminatórias. Contra o Bangu, na última quarta-feira, foi titular. Por isso, vive a expectativa de se manter no time e enfrentar o amigo.
- Conheci o Douglas na convocação da seleção brasileira sub-20 para um quadrangular no Chile, no fim do ano passado. Antes disso, nunca havíamos nos falado. A partir desse convívio, nos treinamentos na Granja Comary, construímos uma relação de amizade bem bacana, nos aproximamos muito e levamos isso até hoje. Estamos sempre nos falando por mensagem, um torcendo para o sucesso do outro. Fico muito feliz que ele conquistou o espaço dele entre os titulares do Vasco e tenho a certeza que ele também torce para que eu tenha sucesso aqui no Flamengo – disse Paquetá.
Douglas não fez amizade apenas com Paquetá. Ele também se aproximou dos outros dois representantes rubro-negros na seleção sub-20, Matheus Sávio e Felipe Vizeu. No último clássico, o volante e Lucas trocaram camisas após a vitória do Flamengo por 1 a 0, em Volta Redonda.
- Nós ficarmos muito próximos na seleção sub-20. Andávamos juntos, estávamos sempre no quarto um do outro para jogar videogame e resenhar. É um amigo que fiz no futebol. Amanhã vamos nos encontrar novamente em campo, mas de lados opostos, em um grande clássico com muita rivalidade.
Rivalidade só em campo
Douglas e Paquetá são um exemplo do que Flamengo e Vasco estão tentando promover. Durante os dias que precederam o clássico, os clubes trocaram mensagens nas redes sociais, pedindo paz nos estádios. Para os jovens, a amizade e a rivalidade podem caminhar lado a lado.
- Domingo teremos o clássico, e aí é cada um defendendo o seu time, mas sempre com o respeito. Amizade à parte, sabemos da importância de uma vitória em um clássico desse tamanho e espero que o Flamengo saia vencedor do confronto – afirmou Paquetá.
Douglas, entrosado com o amigo, fez um pedido aos torcedores.
- Rivalidade tem que ser dentro de campo, com competitividade, buscando a vitória sem jamais ser desleal com o adversário. Assim deve ser também fora de campo, nas arquibancadas e ruas próximas ao estádio. O torcedor deve encarar essa rivalidade sempre de forma saudável, brincando com os rivais sem jamais nem pensar em violência, assim como nós, atletas, fazemos dentro e fora de campo. Basta de violência no futebol – completou o volante cruz-maltino.
Flamengo e Vasco se enfrentam às 18h30 deste domingo, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela quarta rodada da Taça Rio.
Fonte: GloboEsporte.com