Vasco expande projeto Promove para as categorias Mirim e Pré-Mirim

Quinta-feira, 23/03/2017 - 13:25
comentários

Uma nova visão das categorias de base! O Vasco da Gama procura dar mais atenção aos jovens atletas através de projetos. De forma inovadora, o clube criou, no ano de 2006, por meio da Divisão de Base do Departamento de Futebol, o Programa de Promoção de Talentos (PROMOVE), com objetivo de oferecer aos jogadores um período de adaptação e familiarização com o ambiente do profissional.

O pontapé inicial foi dado com Philippe Coutinho, que atualmente está no Liverpool e sendo constantemente convocado para a Seleção Brasileira. O meia foi escolhido devido ao seu rendimento nas categorias de base e, por chamar atenção do futebol mundial, o Almirante viu a necessidade de realizar o trabalho com o jogador.

Outro atendido pelo PROMOVE foi Alex Teixeira. Atualmente na China, o meia-atacante viveu uma experiência parecida com a de Coutinho quando possuía 16 anos. Recentemente, o clube praticou tais atividades com Alan, Andrey, Caio Monteiro, Douglas, Evander e Mateus Vital.

Além de familiarizar os atletas ao ambiente do profissional, o PROMOVE também tem a meta corrigir deficiências e desequilíbrios em diversos segmentos. Esse trabalho inclui um acompanhamento diário em diversas áreas: assessoria de imprensa, análise de desempenho, escolar (horário diferenciado), inglês e espanhol, psicológica, osteopatia, ortomolecular, fisioterapia, fisiologia, técnica, tática, nutricional e palestras semanais com diversos assuntos.

Devido ao sucesso com a categoria sub-20 na promoção de atletas, o Cruzmaltino decidiu expandir o projeto e, com isso, contará a partir de 2017 com o PROMOVE Kids. A ideia é fazer o mesmo trabalho que vem sendo realizado, mas com os atletas do pré-mirim e mirim. Um dos objetivos principais é mostrar aos jogadores as necessidades de se obter um vínculo com o Vasco.

- A formação está em primeiro lugar no Vasco. É claro que entramos em qualquer campeonato para brigar pelo título, até porque somos um clube Gigante, mas o trabalho que desenvolvemos na base visa fornecer o maior número de jogadores de qualidade para o elenco profissional. Foi pensando em facilitar esse processo que criamos o PROMOVE. A resposta que tivemos nos últimos anos foi bastante positiva, pois os atletas atendidos chegaram bem preparados ao profissional. O Douglas e o Evander, que foram titulares no último jogo, são os maiores exemplos. Como o projeto vem dando certo, decidimos ampliar para os menores, visando aproximá-los das categorias maiores. É algo inovador e que certamente fará o clube colher bons frutos no futuro - afirmou Álvaro Miranda, diretor geral das categorias de base.



Fonte: Site oficial do Vasco