"Anormal é perder para o Flamengo. Ganhar do Flamengo é absolutamente normal e é só ver os números. Nos últimos dez jogos, há nove eles não conseguiam ganhar do Vasco. Conseguiram ganhar um jogo, só para você ter a noção de que ganhar do Flamengo não é uma conquista. É um resultado absolutamente normal. Perder para o Flamengo é que é anormal". A declaração é do presidente Eurico Miranda durante na apresentação do técnico Milton Mendes, segunda-feira. Eurico está certo? A resposta é: depende.
Se for levado em conta todos os resultados da história de Flamengo x Vasco, a afirmação é falsa. Segundo o Futpédia - que conta com dados do Campeonato Brasileiro, Taça Brasil, Torneio Roberto Gomes Pedrosa, Campeonato Carioca, Copa do Brasil e Torneio Rio-São Paulo - o mais comum é o Flamengo vencer.
Ao todo, foram 307 jogos nessas competições, sendo 117 vitórias do Flamengo, 99 do Vasco e 91 empates. Isso equivale a 38% de aproveitamento do Rubro-Negro, contra 32% do Cruz-Maltino.
Mas, contando os últimos dez jogos, o Flamengo realmente só conseguiu ganhar um. Foi a partida mais recente, pela semifinal da Taça Guanabara, em que o clube da Gávea derrotou o de São Januário por 1 a 0, gol de Diego, de pênalti, em Volta Redonda.
O GloboEsporte.com ainda levantou a hipótese de que Eurico estava se referindo somente às épocas em que ele era presidente do clube. De acordo com o site do Vasco, o atual presidente esteve à frente do Gigante da Colina entre 22 de janeiro de 2001 e 30 de junho de 2008 e depois foi empossado em 2 de dezembro de 2014, cargo que ocupa atualmente.
Levando em conta esse caso e as competições que estão no Futpédia, Eurico Miranda falou a verdade. Somando os três mandatos do atual presidente, foram 19 vitórias do Vasco, contra 14 do Flamengo, além de dez empates, um aproveitamento de 44%, contra 33% do rival.
Nos dois primeiros mandatos de Eurico, foram 13 vitórias do Vasco, 12 do Flamengo e sete empates. Nesse terceiro mandato, a hegemonia vascaína se sobressaiu. Foram seis vitórias vascaínas, contra apenas duas flamenguistas, além de três empates.
No próximo domingo, às 18h30, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, os rivais voltam a se enfrentar para escrever mais um capítulo desta disputa.
Fonte: GloboEsporte.com