Conheça a trajetória de Valdir Bigode, artilheiro no Vasco e no Botafogo

Domingo, 19/03/2017 - 16:26
comentários

Após demitir Cristóvão Borges na sexta-feira, o Vasco faz clássico com o Botafogo neste domingo, às 18h30, no Engenhão, pela Taça Rio. Sem treinador, a equipe cruzmaltina apostará em um velho conhecido dos dois clubes para tentar reverter a fase complicada em que se encontra: trata-se de Valdir Bigode.

Em dezembro de 2014, a agremiação comandada por Eurico Miranda anunciou a contratação do ex-atacante para a comissão técnica permanente. Desde então, ele trabalhou com Doriva, Celso Roth, Jorginho e o próprio Cristóvão Borges. Agora, o auxiliar técnico terá a chance de ser o treinador interino da equipe, função que já exerceu em outras oportunidades.

Com passagens por São Paulo, Atlético-MG, Benfica-POR e Al Nasr-EAU, Valdir fez gols por onde atuou. Entretanto, ficou marcado pela artilharia no Vasco e por uma voadora que levou de um torcedor na rápida passagem pelo Botafogo.

Carrasco do Botafogo

Formado pelo Campo Grande-RJ, o "Bigode" se transferiu para o clube da colina ainda nas categorias de base. Foi destaque e campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 1992, subindo para os profissionais no mesmo ano. Acumulou 104 gols pelo clube em 225 partidas oficiais, conquistando 4 títulos cariocas.

Valdir já foi, inclusive, carrasco do adversário deste domingo. No campeonato Brasileiro de 2004, fez dois gols na goleada do Vasco por 4 a 0 sobre o Botafogo em "clássico de desesperados", uma vez que ambos estavam próximos da zona de rebaixamento. O sérvio Dejan Petkovic também brilhou naquela partida, com dois tentos.

O carioca de 1,78m também já atuou pelo time da estrela solitária. A passagem em 1999 foi curta, é verdade, mas foi marcada por um acontecimento inusitado. O Botafogo vivia um mau momento no Campeonato Brasileiro - inclusive, só não foi rebaixado pelos pontos que conseguiu ao reverter uma derrota para o São Paulo no tribunal.

VOADORA DE TORCEDOR

Em setembro daquele ano, uma derrota em casa por 3 a 2 para o Internacional revoltou a torcida alvinegra. Houve invasão de campo, muita correria no Caio Martins e até mesmo um fanático exaltado, que acertou uma voadora nas costas de Valdir Bigode. O ex-atacante não se machucou com gravidade e decidiu não prestar queixa.

O clássico deste domingo é válido pela 2ª rodada da Taça Rio. O Vasco é o segundo colocado do Grupo C, com 1 ponto, enquanto o Botafogo é o terceiro do Grupo B com 3 tentos somados.



Fonte: ESPN.com.br