Era 28 de novembro de 2015 e o Vasco da Gama, com gol do volante Andrey Ramos, vencia o Flamengo por 1 a 0 e retornava ao topo do Rio de Janeiro na categoria sub-17, dando fim a um jejum de 15 anos. Pouco tempo se passou, mas muita coisa mudou desde aquela tarde em São Januário. Grande parte dos heróis daquela conquista já foram promovidos ao time profissional e o Vasco, na época campeão, não possui mais o favoritismo.
Querendo desbancar os rivais para apagar a má impressão deixada no final do ano passado, quando não foi páreo para o Rubro-Negro na decisão, o Gigante da Colina inicia neste domingo (19/03), às 11 horas, sua caminhada no Campeonato Carioca sub-17. O juvenil será dirigido por Amilton Oliveira e contará com o talento dos jovens nascidos nos anos de 2000 e 2001. Destaque do time, o meio-campo João Laranjeira está confiante.
- Nosso time possui qualidade e vem se preparando bastante desde o início do ano. Fizemos alguns amistosos, fomos bem, por isso acredito que estamos prontos e capacitados para fazer um excelente Campeonato Carioca. O grupo é muito unido e tem buscado melhorar a cada treinamento. Nossa expectativa é a melhor possível. Queremos fazer uma ótima competição e conquistar a taça de novo para o Vasco - disse o armador.
Em São Januário, diante do São Cristóvão, o Vasco da Gama terá alguns desfalques importantes. Além do goleiro Lucão e do atacante Paulinho, que seguem disputando o Sul-Americano com a Seleção Brasileira sub-17 no Chile, o Almirante não poderá contar com outros quatro jogadores: Miranda (zagueiro/suspenso), Mateus Luís (lateral-esquerdo/lesionado), Allan (meio-campo/lesionado) e Élber (atacante/lesionado).
Provável escalação: Alexandre, Sergipe, Marcelo Germano, Leonan e Nycolas; Luis Felipe, Bruno Gomes, João Laranjeira, João Pedro e Joe Silva; Douglas.
Fonte: Site oficial do Vasco