Os pênaltis perdidos por André Lima e Patric no último domingo (12) não chegaram a fazer falta ao Vitória, que mesmo assim venceu o Botafogo-PB por 1 a 0 no Barradão, pela Copa do Nordeste. Os erros, porém, voltaram a expor um problema recorrente no time rubro-negro.
No Campeonato Brasileiro de 2016, o Vitória teve cinco pênaltis ao seu favor. Fez apenas um, com Marinho, em jogo diante do Santos. Diego Renan, contra o Botafogo, Zé Love e Kieza, contra o Sport, e Cárdenas, contra o Cruzeiro, desperdiçaram suas cobranças.
Os pênaltis perdidos, inclusive, poderiam ter deixado o Vitória em uma situação mais confortável no Campeonato Brasileiro – o time de Argel só foi se salvar na última rodada.
Na próxima quinta-feira (16), o Vitória recebe o Vasco no jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Na ida, em São Januário, os times empataram por 1 a 1. Portanto, nova igualdade por um gol no Barradão fará o duelo ser decidido nas penalidades. Problema para o time baiano? Argel Fucks cita o lado emocional e garante que os treinos continuam.
"O pênalti vai do lado emocional do jogo. Faz parte do futebol. Os jogadores que são designados para bater é porque treinaram. Mas vai muito do momento da partida. Hoje [domingo] os goleiros estudam muito os batedores e, seguramente, o treinador de goleiro do Botafogo-PB mostrou um vídeo dos nossos batedores. O que a gente pode fazer é continuar treinando", disse Argel.
Além de André Lima e Patric, o treinador rubro-negro esclareceu em coletiva pós-jogo que Gabriel Xavier também faz parte do 'trio de cobradores oficial' do Vitória. Certo é que os treinos até quinta-feira (16) devem contar com uma atenção especial às penalidades.
Relembre os últimos oito pênaltis a favor do Vitória:
Copa do Nordeste 2017
Vitória 1 x 0 Botafogo-PB (André Lima e Patric perderam)
Copa do Brasil 2017
Vasco 1 x 1 Vitória (Patric fez)
Campeonato Brasileiro 2016
Vitória 2 x 3 Santos (Marinho fez)
Vitória 0 x 1 Cruzeiro (Cárdenas perdeu)
Vitória 0 x 1 Sport (Zé Love e Kieza perderam)
Vitória 0 x 1 Botafogo (Diego Renan perdeu)
Fonte: UOL