A Cidade Maravilhosa sempre foi destino certo para turismo dos ‘gringos' e agora também é para jogadores de futebol. O Rio de Janeiro abriu de vez as portas para atletas estrangeiros no Mercado da Bola e agora vê seus quatro grandes clubes repletos de atletas de fora do país.
Até agora, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco anunciaram oito reforços para 2017. Destes, nada menos que sete são estrangeiros.
O Flamengo foi o responsável pela última dessas contratações, ao anunciar o meia Darío Conca, que estava na China. Antes, já havia se acertado com o lateral-esquerdo Miguel Trauco, ex-Universitário-PER.
Os botafoguenses foram os únicos a confirmar um reforço brasileiro - acertando com o centroavante Roger, que estava na Ponte Preta. Mesmo assim, também foram buscar dois gringos: o goleiro Gatito Fernández, que estava no Figueirense, e o meia Montillo, que vinha jogando na China.
O Fluminense, por sua vez, já estava acertado com uma dupla do futebol equatoriano desde o ano passado. O volante Orejuela e o meia Sornoza chegam nesta semana vindos do Independiente del Valle, atual vice-campeão da Libertadores.
Já o Vasco só anunciou um reforço até agora: o meia Escudero, que estava no futebol mexicano.
Agora, o futebol carioca chega a uma soma impressionante de 16 gringos espalhados pelos seus quatro grandes clubes. O Flamengo, com seis, é quem lidera a lista.
O estado ainda tem Loco Abreu defendendo as cores do Bangu.
E o número poderia ser ainda maior, já que esse tipo de contratação virou comum nos últimos anos. Vale lembrar, por exemplo, que o Botafogo acaba de dispensar três gringos (Lizio, Yacaré e Salgueiro) e que o Flamengo tem dois emprestados (Mugni e Canteros).
Veja os 16 gringos do futebol carioca:
BOTAFOGO
Gatito, goleiro
Carli, zagueiro
Montillo, meia
Canales, atacante
FLAMENGO
Donatti, zagueiro
Trauco, lateral-esquerdo
Cuéllar, volante
Mancuello, meia
Conca, meia
Guerrero, atacante
FLUMINENSE
Orejuela, volante
Sornoza, meia
Aquino, meia
VASCO
Martín Silva, goleiro
Escudero, meia
Julio dos Santos, meia
Fonte: ESPN.com.br