Confira trecho do e-book 'Vamos todos cantar de coração: os 100 anos do futebol no Vasco da Gama', de Cláudio Nogueira

Quinta-feira, 15/12/2016 - 17:27
comentários

"Em 1945, o clube de São Januário começaria a viver uma das melhores senão a melhor fase de sua existência, a do Expresso da Vitória. Sob o comando do técnico Ondino Vieira, uruguaio, os vascaínos foram campeões cariocas invictos daquele ano, com um elenco que contava com o goleiro Barbosa, o zagueiro Augusto, a jovem promessa Ademir Menezes, atacante vindo do Sport Recife, o ponta gaúcho Chico, e o trio atacante Lelé (artilheiro do campeonato, com 13 gols), Isaías e Jair, todos ex-Madureira. Dois anos depois, mesmo sem Ademir, que fora para o Fluminense e retornaria em 1948, o Vasco comemorava outra conquista de título carioca, sem derrota. Em 1947, um de seus pontos fortes era a linha média de Eli, Danilo e Jorge. Juntara-se ao grupo o meia-armador Maneca, e o artilheiro foi o vascaíno Dimas, com 18.

O ano de 1948, se não deu ao clube mais um campeonato carioca, perdido na decisão para Botafogo, lhe reservava uma das maiores glórias de sua história, feito inédito no futebol brasileiro até então: o Sul-Americano de Clubes, no Chile, primeira conquista do futebol do nosso país no exterior. Na temporada seguinte, o Expresso da Vitória continuou nos trilhos e assegurou o título carioca invicto de 1949, tendo Ademir como artilheiro, com 31 dos 84 gols assinalados, frutos de goleadas como as de 11 a 0 sobre o São Cristóvão, 6 a 0 no Canto do Rio, 8 a 2 sobre o América, 5 a 2 sobre o Flamengo e 8 a 1 no Bonsucesso, entre outros resultados expressivos. Fechando a década de 40, passada a frustração com a perda, pela seleção brasileira - da qual o Vasco era a base - da Copa do Mundo de 1950, para o Uruguai no recém-inaugurado Maracanã, o time de São Januário voltaria a mostrar seu poderio, superando, na final, o América, por 2 a 1.

A competição havia começado apenas no segundo semestre daquele ano, exatamente por causa da Copa, e a finalíssima só foi jogada em janeiro de 1951. Na primeira decisão de título carioca no então chamado Estádio Municipal, hoje Maracanã, o Vasco do técnico Flávio Costa venceu por 2 a 1, gols de Ademir."

Link para compra na Amazon: https://goo.gl/ZtzHU6




Fonte: Divulgação