Cristóvão é o técnico vascaíno com melhor aproveitamento no clube desde 2011

Domingo, 04/12/2016 - 10:36
comentários

Ao apresentar oficialmente Cristóvão Borges como técnico do Vasco, Eurico Miranda chegou à sala de imprensa com um papel nas mãos. Nele, leu os números do treinador em sua primeira passagem e cravou: nenhum outro teve desempenho tão bom quanto o novo comandante. O GloboEsporte.com pesquisou as estatísticas dos sucessores de Cristóvão a partir de 2011 para checar a declaração do presidente.

Entre 2011 e 2012, Cristóvão conquistou 60,2% dos pontos que disputou. Desde que foi demitido, nenhum outro treinador teve números tão bons. De fato, neste quesito, Eurico estava certo. Veja a tabela abaixo.

Campanhas e títulos

Mas há outros números a considerar. O presidente cruz-maltino afirmou que Cristóvão foi o recordista do Vasco em pontos corridos, com a segunda colocação no Campeonato Brasileiro de 2011.

Entretanto, em parte da competição, o time foi comandado por Ricardo Gomes até a 19ª rodada, quando se encontrava em quarto lugar. Em 2012, Cristóvão pôde iniciar a campanha, mas deixou a equipe também na quarta posição, na 23ª rodada.

Sem títulos

Quanto a títulos, Cristóvão não foi o melhor treinador do Vasco desde 2011. Apesar de boas campanhas no Brasileirão, na Copa Sul-Americana de 2011 (chegou às semifinais) e na Libertadores de 2012 (quartas de finais), ele não levantou taças pelo clube.

Jorginho e Doriva, campeões cariocas em 2016 e 2015, respectivamente, conseguiram tal feito. O antecessor de Cristóvão em 2016, aliás, tem outra marca expressiva: 34 jogos de invencibilidade, a segunda maior sequência da história do clube.

A falta de títulos, porém, não é algo que preocupa Eurico.

- A passagem do Cristóvão pelo Vasco foi absolutamente exitosa. Acham que não é boa porque Cristóvão não ganhou título. E daí? Isso que dá ao profissional de que ele pode ou não? Acho que o título é consequência. Não quero antecipar, mas acho que se ele não ganhou antes, vai ganhar agora - afirmou o presidente.

Desde 2011, Cristóvão é quem tem melhor aproveitamento no Vasco



Fonte: GloboEsporte.com