Vasco terá reunião para planejar 2017; reforços estão na pauta

Domingo, 27/11/2016 - 17:39
comentários

Depois de garantir o retorno à Série A no sábado, com a vitória por 2 a 1 sobre o Ceará, no Maracanã, o Vasco ainda terá outra semana decisiva antes de relaxar. O fim do calvário não passa apenas pelo acesso à elite, mas principalmente por alinhar, antes das férias, o planejamento de 2017, para evitar novas frustrações.

Um assunto que será debatido nesta semana é a permanência do técnico Jorginho. O próprio treinador declarou, após conquistar o acesso, que teria uma reunião com o presidente do clube, Eurico Miranda, para tratar de seu futuro.

O desempenho do Vasco neste ano, inteiro sob o comando de Jorginho, não é ruim: foram 36 vitórias, 16 empates e 12 derrotas, o que representa aproveitamento de 64,5%. O treinador começou bem o ano, levantando a taça do Campeonato Carioca. O fraco desempenho da equipe nas últimas rodadas da Série B, contudo, quase foi fatal para a meta de retornar à primeira divisão.

Jorginho frisou que goza de prestígio junto a Eurico, muito vaiado pela torcida. Mas reconheceu a existência, nos bastidores do clube, de vozes contrárias à sua permanência.

REFORÇOS NA PAUTA

A definição do futuro do treinador é crucial para outra resolução igualmente importante: a montagem do elenco que disputará a Série A. Jorginho avaliou, após a vitória sobre o Ceará, que a média de idade avançada da equipe pode ter criado dificuldades na parte física, especialmente no fim do campeonato. Há jogadores acima de 30 anos, como os contestados Diguinho (33) e Jorge Henrique (34), que têm contratos longos, ao menos até o fim de 2017.

Em alguns casos, as opções de Jorginho para posições críticas eram jogadores extremamente jovens. Na lateral esquerda, por exemplo, a alternativa ao criticado Júlio César, de 34 anos, era o prata da casa Alan Cardoso, de apenas 18. Jorginho indicou que é necessário, para o próximo ano, buscar um equilíbrio maior entre experiência e juventude.

— Viajamos a Pinheiral nesta semana, para treinar antes do jogo contra o Ceará, com pelo menos 10 jogadores que ainda tinham idade para jogar nas categorias de base. O Vasco precisa de renovação. É fato que precisamos de reforços, caso contrário vamos ter dificuldades — admitiu.

O elenco entra de férias na quarta-feira. Até lá, os jogadores estão à disposição do clube para exames médicos e trabalhos físicos.

Fonte: O Globo Online