Com a derrota para o Vasco, o Ceará encerrou a sua temporada de 2016 sem conseguir o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. Mas, antes mesmo de encerrar sua participação na Segundona, a diretoria alvinegra já foi tratando de enxugar o elenco. E neste momento de recesso do clube, são 14 jogadores que encerraram vínculo com o clube. O lateral Eduardo, o zagueiro Ewerton Páscoa, o volante Ricardinho, o meia Felipe, o goleiro Douglas, o atacante Bill e o volante Baraka foram os últimos a fazer, neste fim de semana, a rescisão.
O arqueiro Douglas passou a maioria do tempo na reserva e teve poucas chances quando o titular Éverson se machucou ou estava suspenso. Baraka foi titular no meio-campo do Vovô em parte do ano, mas vinha ocupando o banco de reservas muito nos últimos meses, com a queda de nível técnico.
Eles são dois de 14 atletas que já se despediram de Porangabuçu. Além deles, já rescindiram, os zagueiros Charles (que acerta com o futebol asiático), Douglas Marques e André Paulino, os volantes Diego Felipe e Guilherme Biteco (que pouco atuou em 2016 por causa das contusões), o meia Serginho e o lateral Thalysson (que se desentendeu com a diretoria e optou por acertar sua saída).
Ainda sem gerente de futebol para trabalhar em novas contratações, o Ceará deve anunciar, ao longo desta semana, mais rescisões de contrato e quem está cotado para permanecer no clube em 2017.
Com a Série B encerrada, o Ceará só volta a campo no futebol profissional em janeiro, quando inicia as disputas do Campeonato Cearense, sua primeira competição na próxima temporada, em que não estará no Nordestão do ano.
Fonte: GloboEsporte.com