Seis jogos, seis vitórias. O Uruguai manteve seu desempenho perfeito em casa nas eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo de 2018 ao superar o Equador por 2 a 1, no estádio Centenário, em Montevidéu. Coates e Rolan, de letra, marcaram para os mandantes após assistências de Carlo Sánchez, enquanto Caicedo fez o gol dos visitantes no duelo desta quinta-feira, válido pela 11ª rodada.
Com o resultado, o Uruguai, que não perde há quatro jornadas (três triunfos e um empate) vai a 23 pontos e lidera a classificação por pelo menos alguns minutos, já que o Brasil tem 21 e encara a Argentina no momento. Além disso, são seis pontos de vantagem sobre o Chile, que está em quinto e hoje iria à repescagem. Já os equatorianos, com 17 pontos, aparecem na quarta colocação.
Além de fazer sua nova vítima em casa - Colômbia, Chile, Peru, Paraguai e Venezuela foram as outras -, os bicampeões mundiais ainda mantiveram a escrita de nunca terem perdido para os equatorianos em casa. São 12 vitórias e cinco empates em 17 partidas.
Com a bola rolando, os mandantes começaram mostrando um ritmo muito intenso e abriram o placar aos 12min de jogo, quando Coates desviou de barriga uma cobrança de escanteio de Carlos Sánchez. Foi o primeiro gol do zagueiro pela seleção em 25 confrontos.
A equipe celeste seguia melhor, criou chance de ampliar, mas viu o domínio ir diminuindo ao decorrer da etapa inicial. Assim, o Equador aproveitou uma das raras vezes que foi ao ataque e empatou. Aos 44min, Ibarra saiu em contra-ataque, disparou pelo meio de campo e deu passe preciso para Caicedo, que bateu cruzado no canto esquerdo do goleiro Muslera.
Porém, os visitantes nem tiveram tempo para comemorar. Dois minutos depois, Dreer rebateu para o meio da área um chute forte de Gastón Silva. No rebote, Carlos Sánchez soltou a pancada sem direção, e Rolan desviou de letra para o fundo da rede.
Na etapa final, o ritmo caiu bastante, e os comandados de Óscar Tabarez, com a vantagem, se defendiam bem e esperavam algum momento para contra-atacar. Com poucos lances de emoção, porém, o placar não foi mais movimentado.
Pela próxima rodada das eliminatórias sul-americanas, o Uruguai visitará o Chile na terça-feira, às 21h30 (de Brasília). No mesmo dia, o Equador receberá a Venezuela, às 19h.
Fonte: ESPN.com.br