Atravessando um dos seus piores momentos na Série B do Campeonato Brasileiro, o Vasco recebe o Luverdense nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), em São Januário, no Rio de Janeiro (RJ), pela 35ª rodada disposto a vencer e afastar a pressão. O time carioca vem de uma derrota de 2 a 1 para o Brasil de Pelotas e está na segunda posição com 58 pontos, seis a menos que o líder Atlético-GO.
O título, porém, já ficou em segundo plano pois o temor é de ver o acesso em risco, já que a distância para o quinto colocado, hoje o Náutico, que já foi de 12 pontos, está em quatro. Ou seja, um tropeço em casa pode dar ares de dramaticidade nas três últimas rodadas. Para o Luverdense, que vem de triunfo de 2 a 1 sobre o Criciúma, o clima é de tranquilidade. Com 50 pontos, não corre risco de rebaixamento e ainda sonha matematicamente com a Série A.
Jorginho, antes não questionado, já sofre pressão no cargo e sabe que é fundamental vencer em casa para acalmar de vez os ânimos em São Januário. O treinador reconhece que o duelo desta terça-feira passou a ser decisivo.
“A gente tinha uma gordura e não esperava chegar a esta rodada precisando tanto do resultado. Mas perdemos a gordura e agora temos que correr atrás, buscar uma solução para ganhar do Luverdense e encaminhar a classificação. Se fizermos a nossa parte neste confronto acredito que a coisa vai caminhar bem até a reta final”, disse Jorginho.
Os jogadores vascaínos sequer ousam cobrar a presença da torcida. “Não podemos cobrar o nosso torcedor, pois ele tem apoiado bastante, mesmo quando o momento não é bom. Temos sim que nos preocupar em fazer a nossa parte dentro de campo e conquistar os três pontos. Não podemos pensar em um tropeço”, afirmou o meia Andrezinho.
Se não bastasse a série ruim, o Vasco ainda precisa lidar com desfalques. O lateral direito Madson e o volante Douglas estão suspensos por acúmulo de cartões amarelos, enquanto que o goleiro Martin Silva está servindo à seleção do Uruguai nas Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2018, que será disputada na Rússia. Jordi entra no gol e Yago Pikachu assume a lateral direita. Já a vaga no meio será disputada por Diguinho e Bruno Gallo.
Pelo lado do Luverdense, o técnico Júnior Rocha, que vai repetir a formação que bateu o Criciúma por não ter problemas de lesão ou suspensão, cobra atitude do time.
“Precisamos nos impor, jogar com atitude de quem acredita que pode ganhar e conquistar um resultado importante. Respeitamos o Vasco, mas temos que jogar como o time que mais pretende ganhar em campo”, analisou o técnico do Luverdense.
No primeiro turno da Série B as duas equipes se enfrentaram no Estádio Passo da Ema, em Lucas do Rio Verde (MT). Com um time reserva, por conta da Copa do Brasil, o Vasco empatou por 1 a 1 com o Luverdense. Yago Pikachu anotou o gol dos cariocas, enquanto que Alfredo decretou o empate nos acréscimos do segundo tempo.
Fonte: Gazeta Esportiva