Título: Pesquisa de Opinião dos Torcedores do Club de Regatas Vasco da Gama
Realização: Portal Webvasco.com
Período: 15/10/2016 a 30/10/2016
Informações Preliminares
O portal Webvasco, através de sua equipe, lançou uma pesquisa com o objetivo de retratar o que os torcedores e sócios desejam e esperam do CRVG para os próximos anos.
Esperamos que, através desta iniciativa, possamos contribuir com a instituição que, como sócios, torcedores e entusiastas, buscamos defender e engrandecer.
Para enriquecer a pesquisa e obter um recorte mais preciso, optamos por dividir a pesquisa em temas que serão aferidos em uma série de pesquisas, onde o seu conjunto funcionará como uma grande radiografia da relação Vascaíno – Vasco.
O primeiro tema, aqui apresentado, teve como ignição uma premissa que foi bem discutida nas redes sociais nos últimos meses:
“Nas últimas eleições houve uma forte divisão das forças políticas do Vasco, e cresce a corrente de vascaínos que acredita que essa divisão prejudica o clube. Baseado nisso, queremos saber sua opinião sobre essa premissa, de modo a entender melhor qual é o desejo do Vascaíno para o futuro do clube neste tema.”
Foram formuladas 3 perguntas. São elas:
É importante lembrar que as respostas em duplicidade foram removidas afim de retratar fielmente a opinião do vascaíno.
O grau de confiança desta pesquisa é de 97%, podendo os resultados variarem 2% para mais ou para menos.
A pesquisa, apesar de possuir apoio técnico, é uma pesquisa não profissional, explorativa e virtual (Internet e Redes Sociais), sendo constatado que as principais origens de acesso foram canais de Whatsapp e Facebook. O número de pesquisas completadas foi de 1518 entrevistados.
Tabulação dos Resultados
As 3 perguntas de opinião, além do resultado total, aparecerão também com os resultados segmentados entre aqueles que responderam a pergunta [4] “Você é sócio do Vasco?”.
[1] Pergunta: Quais qualidades são mais importantes para presidir o Vasco?
[1.1] Números totais (em destaque os dois mais votados):
[1.2] Números Porcentuais:
[1.4] Sugestões dadas no campo [Outras] (os percentuais são sobre o total de sugestões).
Obs: Buscamos agrupar pela ideia principal de cada sugestão.
[2] Pergunta: Considerando ser verdadeiro que o próximo presidente precisa buscar uma maior união dos vascaínos, qual(ais) dos nomes abaixo teria(m) condições de cumprir essa missão em sua opinião?
Obs: Nesta pergunta foi permitido marcar até 5 nomes.
[2.1] Números totais:
[2.2] Números Porcentuais:
[2.3] Gráfico [Total x Sócios Estatutários]:
[2.4] Gráfico [Total x Sócios Torcedores]:
[2.5] Gráfico [Total x Torcedores]:
[2.6] Outros nomes sugeridos livremente
Obs.: os porcentuais foram calculados sobre o número total de sugestões.
[3] Pergunta: Diante do cenário atual, como você se sente ao pensar no futuro do Vasco?
[3.1] Números totais (em destaque o mais votado):
[3.2] Números Porcentuais:
[3.3] Gráfico:
[4] Pergunta: Você é sócio do Vasco?
[5] Pergunta: Em qual Estado você mora?
[5.1] Números:
[5.2] Gráfico:
Agradecemos a todos os que participaram desta pesquisa com suas respostas. A participação da torcida é fundamental para o futuro do clube.
Também gostaríamos de agradecer a todos que ajudaram no preparo, na divulgação e na tabulação da pesquisa. Ao apoio do Grupo Voluntário pela Revitalização do Entorno de São Januário (#EntornoSJ) e o Expresso da Colina, bem como os amigos que de forma voluntária e até anônima, tornaram esse trabalho mais robusto.
Outras pesquisas virão, e o objetivo é sempre melhorar a qualidade. Críticas e sugestões que possam contribuir para melhorar e/ou corrigir possíveis erros, serão muito bem vindas. Coloquem aqui os comentários ou no nosso canal do Facebook em https://www.facebook.com/oficialwebvasco/
Pela proposta e objetivo da pesquisa, qualquer veículo de comunicação está desde já liberado a reproduzir o conteúdo aqui publicado sem consulta prévia, desde que citada a fonte e colocando-se um link para este artigo de modo a que o leitor, caso queira, possa confirmar a autenticidade das informações.
Equipe Webvasco
Retificações:
01/11/2016 – o número de entrevistados é 1518, e não 1515 como originalmente foi publicado.
Fonte: Webvasco