Em parceria com o site Máquina do Esporte, referência em marketing esportivo no Brasil, o Vasco promoveu o "1º Encontro de Negócios", na manhã desta terça-feira (25/10), na Sede Náutica da Lagoa. O evento reuniu empresários, empresas parceiras do clube, como Caixa e Umbro, agências de marketing esportivo, além de potenciais patrocinadores. O presidente Eurico Miranda classificou a iniciativa como muito positiva e falou sobre a relação com as empresas parceiras, que se fortifica mais com esta ação.
- Fiquei muito satisfeito com a exposição dos números que demonstram a importância do Vasco no cenário nacional. Os nossos parceiros, principalmente a Caixa e a TV Globo, tiveram a chance de conhecer todo o trabalho que nós fazemos, ressaltando o social, já que damos educação, moradia e refeições a mais de duas mil crianças no clube. Com esse encontro, os parceiros puderam saber o que é o Vasco de verdade – afirmou o presidente Eurico Miranda, em discurso ao final do evento.
Na oportunidade, Marco Antônio Monteiro, vice-presidente de Marketing e Comunicação, realizou uma apresentação institucional, mostrando a força do Vasco nas mais variadas áreas. Ao Site Oficial, o dirigente destaca a importância deste encontro para fortalecer a marca do Vasco no mercado de marketing esportivo.
- Este encontro é uma oportunidade de mostrarmos ao mercado as soluções de negócios que o Vasco pode oferecer às empresas pequenas, médias ou grandes, que podem ser parceiras do clube desde o futebol profissional, até os esportes olímpicos e paralímpicos. O evento serviu para que todos os empresários do mercado carioca unificassem a informação sobre o Vasco, a sua importância, história e inserção hoje no esporte brasileiro. Os parceiros e futuros patrocinadores do clube precisam ter todos esses dados que agregam muito na construção de uma parceria de sucesso – afirma o dirigente.
Gerente de Marketing do Vasco, Marcus Duarte, ressalta a importância do clube marcar a sua posição no mercado de marketing esportivo.
- Reunir as empresas no Brasil nesse momento de crise que vivemos é de extrema importância. É fundamental falar no mercado de como o clube se posiciona, quais são os nossos projetos de patrocínio, as nossas ideias. As empresas hoje têm muitos objetivos, umas buscam mais visibilidade, outras mais negócios e relacionamentos, e o Vasco tem totais condições de trazer benefícios para essas empresas – diz Marcus.
Erich Beting, jornalista esportivo e idealizador do site "Máquina do Esporte", foi um dos palestrantes do encontro e, ao Site Oficial, elogiou a iniciativa do Vasco em promover um evento como este, precursor no país.
- O evento é uma oportunidade de o Vasco mostrar ao mercado que ele não é só um rostinho bonito, que tem muito mais coisa a oferecer como um clube poliesportivo. A ideia do encontro é demonstrar isso. Muitas vezes as empresas e os incentivadores dos esportes olham muito o desempenho esportivo e o campo, e não tem a ideia da dimensão e os atributos que os clubes têm, principalmente o seu torcedor, que é um consumidor fiel. Neste evento promovemos uma amostra de que o Vasco é um grande gerador de negócios - destaca.
José Colagrossi, diretor executivo da IBOPE Repucom, promoveu uma das partes mais importantes do encontro. Em sua apresentação, divulgou dados relevantes ao clube e aos parceiros, mostrando o retorno que o Vasco dá aos patrocinadores em termos de mídia.
- Nós monitoramos o desempenho dos patrocínios dos clubes no futebol brasileiro e no exterior. São mais de 300 no total. Falamos muito no evento sobre a performance do Vasco, que consideramos elite, tanto em audiência, quanto no espaço ocupado na mídia, assim como a exposição de suas marcas, considerada uma das cinco maiores do Brasil – analisa.
Eduardo Dal Pogetto, gerente de marketing esportivo da Umbro, ratifica a importância do Gigante da Colina no cenário nacional e diz que o clube foi um dos motivadores de crescimento da empresa.
- É uma iniciativa muito importante do Vasco. Já trabalho há um tempo com marketing esportivo e uma abertura como essa é rara de se ver, mostrando a história do clube e o retorno que ele pode trazer. Isso é fundamental para a relação. A Umbro teve uma queda no mercado durante um tempo e retornamos com força justamente quando voltamos a ser um parceiro do Vasco, por ser um clube de expressão nacional – ressalta.
O "1º Encontro de Negócios" tem o objetivo de aproximar a grande marca, que é o Vasco da Gama, com o mercado de marketing esportivo no país.
Fonte: Site oficial do Vasco