Tetracampeão mundial pela seleção como jogador e com uma carreira em ascensão como treinador, Jorginho ainda desfruta de momentos marcantes e surpreendentes em sua vida. Líder de um projeto social voltado para crianças de comunidades carentes do subúrbio do Rio de Janeiro, o técnico do Vasco hoje tem a satisfação de utilizar um dos "filhos" do Instituto Bola Pra Frente, como é chamado o local que atende meninos e meninas de 6 a 17 anos.
Com apenas 18 anos, o lateral esquerdo Alan foi titular na vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-GO, sábado passado, sendo um dos destaques da partida.
Natural de Guadalupe, bairro da Zona Norte carioca, o jovem deu seu primeiro passo no futebol justamente no projeto que já possui 16 anos.
"Sobre a minha trajetória, eu comecei a jogar no projeto do Jorginho e passei por alguns times de futsal antes de chegar no Vasco. Eu comentei com o Jorginho isso no início do ano. Ele não sabia, mas ficou feliz quando contei. Me sinto orgulhoso de ter participado do projeto, que é excelente, e agradeço a ele por essa oportunidade", revelou.
Alan tem passagens pelas seleções brasileiras de base e foi campeão e capitão do título estadual do ano passado contra o Flamengo.
Ainda se acostumando com a rotina de entrevistas, ele vibrou com o momento atual entre os profissionais.
"Estou bastante feliz com a oportunidade que tive, pelo passe que conseguir dar para o Éderson e pela vitória. Recebi bastante confiança do Jorginho antes do jogo. Graças a Deus, consegui ir bem e mostrei para ele que estarei aqui quando for preciso", disse.
Projeto recebeu legado olímpico
Criado em 2000 pelo treinador do Vasco, o Bola Pra Frente é hoje uma referência no Rio de Janeiro no que se refere a projetos sociais.
Como prova do reconhecimento, o local recebeu em julho deste ano parte das estruturas funcionais do estádio Olímpico de Londres-2012. O projeto tem como pilar básico unir esporte e educação.
Fonte: UOL