Uma competição que gerou muita polêmica em 2016, mas que foi vencida por um time carioca, o Fluminense, deve aumentar nos próximos anos. Em reunião na última terça (13), em Brasília, a Primeira Liga anunciou seis novos membros. A partir de agora, Atlético (GO), Ceará, Tupi (MG), Luverdense (MT), Londrina (PR) e Brasil de Pelotas (RS) se juntam aos 15 demais clubes que já faziam parte da Liga.
Entretanto, apesar da inclusão das seis equipes, elas não participarão da próxima edição do torneio, em 2017, que já tem formato definido com 15 clubes, mas ainda não teve suas datas definidas. Flamengo e Fluminense travaram uma guerra com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) para disputarem o torneio neste ano. A queda de braço foi válida para o Tricolor das Laranjeiras, que foi o campeão da edição inaugural.
Em 2016, a Copa da Primeira Liga contou com 12 clubes e cinco datas. A segunda edição do torneio deve começar no dia 22 de janeiro de 2017 e terminar no dia 29 de março, com possibilidade de alterações nas datas após a definição dos classificados para a Libertadores. Os participantes serão Grêmio (RS), Internacional (RS), Joinville (SC), Criciúma (SC), Figueirense (SC), Avaí (SC), Chapecoense (SC), Paraná, Coritiba (PR), Atlético (PR), Flamengo, Fluminense, Atlético (MG), América (MG) e Cruzeiro (MG).
Os 15 clubes serão divididos em três chaves de cinco. Na fase de grupos, cada time jogará duas partidas fora e duas em casa. Avançam para as quartas de final o campeão e o vice de cada grupo, além dos dois melhores terceiros. Os duelos nas quartas, semifinal e final serão em jogo único, na casa do time que tiver feito melhor campanha.
Fonte: FutRio