Se era desafio que faltava ao Vasco para reencontrar o rumo na Série B, aí está. Talvez o mais complicado dos cenários que o time de Jorginho enfrentará na competição. Pelo menos no papel. Neste sábado, às 16h30 (de Brasília), pela 23ª rodada, o Cruz-Maltino encara a pressão pelas cinco partidas sem vitória, o rival mais tradicional entre os 19 da competição e uma estimativa de casa cheia na Fonte Nova - mais de 26 mil ingressos foram vendidos antecipadamente. Teste de força para quem pode pela primeira vez colocar em risco uma liderança até agora de ponta a ponta.
A vitória do Brasil de Pelotas sobre o Goiás, na noite de sexta-feira, já diminuiu para dois a vantagem para o segundo colocado e somente quatro para o quinto, que agora é o Ceará. Em caso de revés em Salvador, uma combinação de resultados deixaria até mesmo um lugar no G-4 em dúvida a partir da próxima rodada. Para evitar maiores problemas, Jorginho prepara um time com caras novas.
Sem Martín Silva, com a seleção do Uruguai, e Luan, suspenso, Jordi e Rafael Marques são os substitutos naturais. No meio, Andrezinho e Nenê voltam, o que alivia muito o torcedor. Na dupla de volantes, o jovem Douglas será mantido, e a expectativa é de que Marcelo Mattos seja a novidade. Pikachu, Rodrigo e Júlio César no setor defensivo, e Jorge Henrique e Ederson no ataque completam os 11 titulares.
Com três empates e uma derrota, o Vasco não vence há quatro rodadas na Série B, mesmo período em que o Bahia não perde. Apesar do empate com o Joinville fora de casa, na última rodada, os baianos voltaram à briga pelo acesso e começam a rodada com 32 pontos, na sétima colocação. Ciente da importância de uma vitória sobre o líder, a torcida promete lotar a Fonte Nova e já deu prova de força com a venda antecipada.
Bicampeão brasileiro, o Bahia divide com o Vasco a honra de ser um dos únicos clubes da Série B com título da Série A. Além disso, já mostrou força em São Januário, apesar da derrota por 4 a 3. Esta era a única partida em que os vascaínos tinham sido vazados três vezes em 2016 até o 3 a 1 para o Santos pela Copa do Brasil.
Momento, tradição e estádio cheio. Na fase mais difícil do ano, o Vasco tem seu teste mais complicado na Série B. É hora de afastar a crise, ou passar a conviver de pertinho com ela.
Fonte: GloboEsporte.com