O NBB 9 ainda não tem data confirmada para começar, mas o vai e vem de reforços nas equipes está a todo vapor. Se nas últimas quatro temporadas o Flamengo comandou e, de certa forma, inflacionou o mercado com contratações de peso, este ano, a diretoria do atual tetracampeão mudou a estratégia e foi pontual na hora de ir às compras para tentar conquistar o sexto título do torneio. Com a saída da Sky, seu principal patrocinador, o clube da Gávea optou por manter sua base vitoriosa, formada por Marcelinho, Marquinhos, Olivinha, JP Batista, Ronald Ramon e Rafael Mineiro, e foi cirúrgico ao tirar Ricardo Fischer do Bauru - a maior transação da temporada - e Humberto do Pinheiros. Já o arquirrival Vasco não economizou. Para fazer bonito no seu retorno à elite após 13 anos de ausência, o time de São Januário contratou por atacado e trouxe de uma só vez o americano David Jackson, MVP da temporada 2013/2014, o experiente armador Nezinho e os pivôs Wagner, Bruno Fiorotto e Murilo.
Mas não foram só os dois arquirrivais cariocas que se mexeram. A caminho de sua quinta participação no NBB, a Liga Sorocabana foi quem mais contratou: quase uma equipe inteira nova para a disputa da temporada 2016/2017. Mesmo sem nenhum nome impactante, dos nove contratados que desembarcaram no interior paulista, as principais apostas do técnico Rinaldo Rodrigues estão depositadas no americano Broderick Gilchrist, que estava no basquete da Romênia, e no pivô Douglas Nunes, campeão da Liga Ouro com o Vasco.
Confira as principais transações para a temporada 2016/2017:
Quem também abriu o bolso foram Vitória e Brasília. Enquanto os baianos se reforçaram com o americano Kenny Dawkins, ex-Paulistano, e o ala Arthur, que deixou justamente a equipe do Distrito Federal após 10 temporadas, os tricampeões nacionais trouxeram os pivô Lucas Mariano, ex-Mogi, e Fab Melo, que teve uma passagem pelo Boston Celtics, para tentar recuperar a hegemonia perdida para o Flamengo.
Outra equipe que sofreu grandes modificações no seu elenco foi o Paulistano. Com as saídas de jogadores importantes como Caio Torres, Dawkins e Valtinho, o time comandado por Gustavinho, um dos assistentes de Rubén Magnano nos jogos Olímpicos do Rio, tirou os talentosos Lucas Dias e Georginho do arquirrival Pinheiros e trouxe de volta Renato Carbonari e Eddy.
Sem Ricardo Fischer, Murilo e Robert Day, que não teve seu contrato renovado, o Bauru, vice-campeão das duas últimas edições do NBB, acertou as contratações dos experientes Valtinho e Shilton.
Fonte: GloboEsporte.com