O Vasco tem mais cinco dias de trabalho antes de iniciar o returno da Série B diante do Sampaio Corrêa, sábado (20), em Cariacica. Jorginho enfim tem tempo para fazer treinos táticos e analisar todas as opções para a equipe. Os únicos desfalques para essa partida são Luan, que está à disposição da seleção brasileira olímpica, e Rodrigo, que recebeu o terceiro cartão amarelo e cumprirá suspensão. As vagas já estão preenchidas: Rafael Marques e Jomar formarão a dupla de zaga.
A defesa não é motivo de dúvida para Jorginho. Pelo menos até agora. Com a chegada de Éderson e a recuperação de Nenê, os pensamentos ficam mais voltados ao setor ofensivo. O atacante mostrou serviço, marcou dois gols em três jogos, e tirá-lo da equipe principal não está nos planos do treinador. Veja as duas principais opções do comandante:
Manter esquema do jogo com o Ceará
Na última partida do primeiro turno, contra o Ceará, em Fortaleza, Nenê retornou ao time após se recuperar de lesão na coxa. Para isso, Thalles saiu da equipe.
O esquema no meio-campo voltou a ser o losango utilizado por Jorginho desde o início da temporada, com o camisa 10 mais à frente.
Éderson, pela primeira vez em três jogos, ocupou o ataque apenas ao lado de Jorge Henrique, que teve como função voltar a todo momento para marcar incessantemente - habitual dele.
No dia, as atuações de Nenê e Yago Pikachu deixaram a desejar, e o Vasco teve dificuldade de fazer a ligação do meio com o ataque. Resultado: o time não teve nenhuma chance real de gol no confronto.
Foi a primeira vez que Nenê e Éderson jogaram juntos. Podem ganhar entrosamento na semana.
Voltar com um jogador de referência na área
Quando Nenê estava fora, essa foi a solução encontrada por Jorginho: três na linha ofensiva, com Thalles centralizado. No meio-campo, Diguinho fazia a proteção da zaga, e Andrezinho e Yago Pikachu completavam o setor. Para continuar com três atacantes com o retorno do camisa 10, o treinador teria que sacar alguém da equipe.
A decisão é complicada. Andrezinho é o "pulmão" do time, como já disse Zinho. O meia ajuda Diguinho na marcação, dá qualidade na saída de bola e refina o passe no meio. A expectativa é que Nenê, depois de todo descanso e treinamento, volte em ótimas condições.
Uma das opções seria tirar Jorge Henrique e manter Yago Pikachu, o que é improvável que Jorginho faça, já que o atacante tem função importante na marcação do lado esquerdo do time. Com Pikachu, a equipe ganharia em qualidade ofensiva.
Com Jorge Henrique, Thalles e Éderson, Jorginho repetiria o ataque do segundo tempo contra o Bragantino e do jogo com o Criciúma - situação que deu resultado (foram duas vitórias). Nas ocasiões, Éderson e Thalles balançaram as redes, e o segundo fez bem o papel de pivô. Outra possibilidade seria dar chance a Pikachu no lugar de Madson para potencializar o poder ofensivo do lado direito. O meio-campo, em todas as opções, precisa de equilíbrio e aproveitar a qualidade e categoria de Nenê e Andrezinho.
O Vasco enfrenta o Sampaio Corrêa, sábado (20), no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo, pela 20ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A partida será realizada às 16h30 (de Brasília). O Cruz-Maltino é líder isolado da competição, com 39 pontos, quatro a mais do que o segundo colocado Ceará.
Fonte: GloboEsporte.com