Além de Aldemir Gomes (Atletismo), Luan (Futebol) e Sérgio Sasaki (Ginástica Artística), atletas atualmente vinculados ao Vasco que disputam as Olimpíadas Rio 2016, há diversos outros competidores nos Jogos Olímpicos que foram revelados ou já passaram pelo Gigante da Colina. Saiba quem são eles:
Marta (Futebol)
Considerada a melhor jogadora da história do futebol feminino, tendo ganho por 5 vezes o prêmio de melhor do mundo da Fifa, Marta chegou ao Vasco aos 14 anos, em 2000, e chegou a morar em São Januário. Passou dois anos na Colina, onde obteve sua primeira convocação para a Seleção Brasileira. Em 2007 ela relembrou seu começo no clube: "Viajei durante três dias de ônibus. Foram mais de 1.500km. O treinador do Vasco ficou impressionado com a habilidade com que driblava e dominava a bola. Então o clube me contratou e pagou todos os meus gastos".
Xavier Vela Maggi (Remo)
Xavier Vela Maggi, que tem dupla cidadania (brasileira/espanhola), defendeu o Vasco em 2015.
Marquinhos (Basquete)
Marquinhos atuou pelo Vasco em 2003.
Bruno Fratus (Natação)
Bruno Fratus começou no polo aquático do Vasco aos 11 anos de idade. Depois mudou para a natação e continou no Gigante da Colina até os 17 anos.
Willian Giaretton (Remo)
Willian foi remador do Vasco entre 2007 e 2009. Integrou o Four Skiff Júnior campeão do Troféu Brasil 2008.
Geisa Coutinho (Atletismo)
Geisa foi atleta do Vasco no início dos anos 2000, disputando o Mundial da França 2003, o Pan de Santo Domingo em 2003 e os Jogos Olímpicos de Atenas 2004.
Nenê (Basquete)
Nenê chegou ao Vasco aos 19 anos e atuou pelo clube entre 2000 e 2002, sagrando-se campeão brasileiro em 2001. Sua primeira convocação para a Seleção Brasileira foi como atleta vascaíno. Da Colina, foi direto para a NBA. Recentemente, declarou: "As lembranças daquela época são as melhores possíveis. Eu fico igual criança quando lembro. Às vezes, abro o computador em casa, entro no You Tube e fico assistindo os vídeos daquela época de Vasco. Foi tudo muito bacana. Bate uma saudade enorme".
Daynara de Paula (Natação)
Daynara foi nadadora do Vasco em 2003, quando ainda era da categoria Infantil.
Ricardo Winicki, o Bimba (Vela)
Ricardo Winicki, o Bimba, defendeu o Vasco em 2000, ano das Olimpíadas de Sydney. Em 2002, declarou: "Não tenho nada para reclamar do Vasco, já sabia a duração do meu contrato e só deixei de receber os dois últimos meses".
Érika (Basquete)
Érika atuou no Vasco entre 2000 e 2002, dos 18 aos 20 anos, e se sagrou campeã estadual (2001), brasileira (2001) e da Liga Sul-Americana (2002) pelo Gigante da Colina, de onde saiu direto para a NBA.
Kelly (Basquete)
Kelly chegou ao Vasco em 2001, aos 20 anos, e integou o time que sagrou campeão estadual e brasileiro em 2001.
Fernanda Oliveira (Vela)
Fernanda Oliveira representou o Vasco no Pan de Winnipeg 1999 e nas Olimpíadas de Sydney 2000.
Robert Scheidt (Vela)
Lenda da vela brasileira e mundial, Robert Scheidt defendeu o Vasco no âmbito do projeto olímpico do clube. Disputou o Pan de Winnipeg 1999 (ouro), o Mundial do México 2000 (ouro) e as Olimpíadas de Sydney 2000 (prata) como atleta vascaíno, sempre na classe Laser. Em 2002, declarou: "Enquanto durou, foi ótimo. Acabou, mas isso não tira o seu mérito. Seria a redenção para o esporte se o Vasco e outros clubes populares de futebol entrassem no iatismo".
Fernanda Nunes (Remo)
Fernanda Nunes foi atleta vascaína durante os anos 2000. Em 2005, ela ajudou o Vasco a conquistar o Troféu Brasil Feminino.
Lorrane Oliveira (Ginástica Artística)
Lorrane chegou ao Vasco aos 9 anos de idade e teve seu primeiro contato com a modalidade em São Januário. Ela conta a história: "Minha família não tinha condições de me levar para treinar todos os dias e comecei no circo, aos 7 anos. Aos 9, me levaram para fazer um teste no Vasco e fiquei".
Fonte: NETVASCO (texto), Reprodução Internet (fotos)