Trabalhar o presente sem esquecer do futuro! Esse é o lema do Vasco da Gama, atual bicampeão carioca. Visando preservar alguns atletas importantes, até mesmo para que eles cheguem ainda mais preparados para a decisiva partida contra o Santa Cruz, o Gigante da Colina resolveu trazer para o Mato Grosso uma equipe alternativa. Dentre os dezenove relacionados, doze foram formados em São Januário. A maioria deles, inclusive, estudou no Colégio Vasco da Gama.
Jordi, Gabriel Félix, Jomar, Lucas Barboza, Alan Cardoso, Andrey, Douglas Luiz, Mateus Vital, Evander, Thalles, Caio Monteiro e Hugo Borges. A lista é extensa e evidencia a qualidade do trabalho de formação desenvolvido na "Fábrica de Craques" do Almirante. Desses, apenas Alan, Douglas e Hugo jamais atuaram pelo time profissional. O primeiro chegou a ser relacionado para algumas partidas, mas jamais entrou em campo. Confirmado entre os titulares, o garoto espera colocar em prática tudo que aprendeu durante o período de treinamentos no time de cima.
- A expectativa é a melhor possível. Será o meu primeiro jogo como profissional e vou buscar ajudar os meus companheiros da melhor maneira possível para que a gente retorne para o Rio com os três pontos. Estou bastante feliz por estar aqui com alguns amigos, que jogam comigo na base faz um bom tempo. Desejo toda sorte para eles nessa nova fase na equipe profissional. Que eles possam aproveitar bastante essa experiência, assim como eu aproveitei convivendo com grandes jogadores da minha posição, casos do Júlio César e do Henrique. Só tenho que agradecer ao professor Jorginho pela oportunidade - declarou Alan Cardoso.
O grupo de pratas da casa é composto por jovens das mais diversas gerações. Jordi, Gabriel Félix, Lucas Barboza e Thalles fizeram parte do elenco que levou o sub-20 ao título da Taça Belo Horizonte em 2013. Alan, Andrey, Douglas Luiz, Evander, Hugo Borges e Mateus Vital representam a vitoriosa geração 98, que conquistou títulos em todas as categorias que passou na base, o último deles o Campeonato Carioca sub-17 do ano passado. Caio Monteiro vem liderando artilharias desde o sub-13. Mais experiente, Jomar foi titular no time que levou o Almirante ao título estadual sub-20 em 2010.
- Os meninos estão recebendo uma oportunidade de ouro. A grande maioria não vai entrar de primeira, mas no segundo tempo devem ser utilizados. Vendo eles aqui lembro da minha estreia em 2011. Graças a Deus, consegui ir bem. Acredito que eles vão corresponder também. São jogadores que trabalham conosco desde o início do ano e que possuem a confiança do Jorginho. Sobre brincadeiras, sempre rola. Tem que sofrer um pouco quando sobe para o profissional (risos). O importante é que todos estão tranquilos. Eu e os mais experientes estamos dando bastante apoio para eles. Eles precisam entrar com tudo e jogar com alegria - afirmou zagueiro Jomar, um dos pratas da casa que mais atuou pelo time de cima.
Líder do Campeonato Brasileiro, com 31 pontos, o Vasco encara o Luverdense na noite deste sábado (16), às 18h30, no Estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde. Um triunfo fará o Gigante da Colina abrir uma diferença de três pontos para o CRB (AL), que venceu o Tupi na quinta (14) e assumiu a segunda colocação. Essa será a terceira vez que o Cruzmaltino enfrentará esse adversário. Em 2014, dois confrontos pela Série B e uma vitória para cada lado.
Fonte: Site oficial do Vasco