Em final inédita, Portugal e França decidem a Eurocopa neste domingo, às 16 horas (de Brasília), no Stade de France, em Paris. Os franceses, campeões em 1984 e 2000, buscam o terceiro título na história do torneio, e estão embalados depois de vencerem a poderosa Alemanha nas semifinais, por 2 a 0.
Pelo mesmo marcador, os portugueses despacharam País de Gales, e agora sonham com um caneco inédito, uma vez que bateram na trave em 2004, quando perderam a decisão, dentro de casa, para a surpreendente Grécia.
Neste domingo, o favoritismo recai nas costas da França, que vive um melhor momento, além de jogar com o apoio da torcida. Esses fatores, porém, foram minimizados por Didier Deschamps, comandante dos anfitriões.
"Não existe favoritismo em uma decisão. Sabemos como a nossa torcida tem sido importante, mas dentro de campo muitas coisas podem fazer a diferença, e será um duelo entre duas grandes forças, que mereceram chegar até aqui. Portugal tem o nosso respeito, mas queremos fazer uma grande partida para erguermos a taça", disse o ex-jogador da seleção francesa.
Os portugueses não se abatem com o favoritismo francês. "Desde o começo, venho falando que minha equipe tem condições de chegar a uma final e brigar pelo título. Parte da profecia foi cumprida e agora temos que tentar fazer o mais difícil, que é erguer o troféu. Confio em tudo o que meu grupo sonhou", disse Fernando Santos, comandante da seleção lusitana. No vice de 2004, o treinador português era Luiz Felipe Scolari.
A partida será, também, um duelo entre dois atacantes que podem fazer história. Um é Cristiano Ronaldo, grande astro da seleção portuguesa e do futebol mundial. CR7 terá pela frente o empolgado artilheiro francês Antoine Griezmann, que fez os dois gols na semifinal, e já soma seis tentos no torneio, sendo o maior marcador.
"Esse momento está sendo mágico e espero que a França o torne eterno com a conquista do título", disse o atleta, que chegou à competição embalado por boa temporada pelo Atlético de Madrid, que chegou à final da Liga dos Campeões.
A estrela portuguesa, que venceu Griezmann na final do torneio de clubes europeus, negou que seja o único jogador que pode decidir a favor de Portugal. "A França não vai enfrentar Cristiano Ronaldo, e sim a seleção de Portugal, que se preparou muito para chegar até aqui", disse o atacante do Real Madrid, que tem três gols na Euro.
Em termos de escalação, a França deve repetir o time que bateu a Alemanha. Portugal, por sua vez, está indefinido. O volante Willian Carvalho, que cumpriu suspensão diante do País de Gales, fica à disposição, mas seu retorno é incerto, já que Danilo, o substituto, teve grande desempenho nas semifinais.
Pelo regulamento, se a decisão da Eurocopa terminar empatada no tempo regulamentar, as duas equipes disputarão uma prorrogação de 30 minutos. Persistindo a igualdade no tempo extra, o campeão será conhecido somente nas cobranças de pênaltis. Alemanha e País de Gales já voltaram para a casa, pois na Eurocopa não há disputa de terceiro lugar.
FICHA TÉCNICA
PORTUGAL X FRANÇA
Local : Stade de France, em Paris (França)
Data : 10 de julho de 2016 (Domingo)
Horário : 16h(de Brasília)
Árbitro : Mark Clattenburg (Inglaterra)
Assistentes: Simon Beck (Inglaterra) e Jake Collin (Inglaterra)
PORTUGAL : Rui Patrício, Cédric, Bruno Alves, José Fonte e Raphael Guerreiro; Danilo (Willian Carvalho), João Mário, Adrien Silva e Renato Sanches; Nani e Cristiano Ronaldo
Técnico : Fernando Santos
FRANÇA : Lloris; Sagna, Koscielny, Umtiti e Evra; Matuidi, Pogba, Sissoko e Payet; Griezmann e Giroud
Técnico : Didier Deschamps
Fonte: Gazeta Esportiva (texto), Reprodução Internet (imagem)