O Vasco ataca em duas frentes para achar o seu tão desejado camisa 9. Além de manter conversas com Leandro Damião, que tenta resolver seu impasse burocrático com o Santos, o clube fez também proposta para repatriar Gilberto, campeão carioca pelo Cruzmaltino ano passado e que recentemente rescindiu seu contrato com o Chicago Fire, dos Estados Unidos.
A primeira consulta aconteceu há cerca de um mês e meio, através do assessor da presidência Eurico Brandão, o Euriquinho, filho de Eurico Miranda. Na ocasião, porém, Gilberto não tinha a garantia de que conseguiria a liberação da Major League Soccer (MLS), fato que só veio a ocorrer na quarta-feira da semana passada, após uma longa novela envolvendo os dirigentes americanos e seus representantes.
Um segundo contato entre o Vasco e o agente do jogador já foi feito, onde, inclusive, foram colocadas na mesa as bases salariais. O ponto em questão, aliás, é o mesmo que causa um certo entrave no caso de Leandro Damião.
O Cruzmaltino não fez uma oferta sedutora e manteve sua política de austeridade. A aposta está na identificação de Gilberto com o clube e no entrosamento que o atleta já possui com a maioria do elenco.
O salário oferecido a Gilberto, no entanto, é menor do que o proposto a Leandro Damião e a Riascos, que não foi liberado pelo Cruzeiro e retornou ao clube mineiro. Tal situação deixa a negociação ainda em status de fria.
O fato é que o Vasco só contratará apenas um atacante e Damião, por enquanto, ainda é a prioridade.
Gilberto tem outras propostas
Além do Vasco, Gilberto possui ao menos mais quatro clubes interessados, e o Cruzmaltino, atualmente, não é o favorito. No Brasil, país onde o jogador que jogar, há a possibilidade de transferência para o Santa Cruz e um outro clube de massa e com poder de investimento. Do exterior há uma proposta de um time do México e do Peñarol, do Uruguai.
Gilberto também foi especulado no Corinthians e no Grêmio. Em ambos, porém, seu nome foi oferecido através de outro empresário, que não o seu oficial, Sandro Zardo, e as conversas não foram para frente.
Damião segue negociando com o Santos
No caso de Leandro Damião, os advogados do atacante seguem negociando com o Santos a melhor forma de liberá-lo. Embora tenha conseguido na Justiça a permissão de ser emprestado a outro clube sem a interferência do Peixe, o jogador não abre mão de uma composição salarial por parte dos paulistas. O outro lado, todavia, não entende desta forma e está disposto a pagar somente os valores referentes às dívidas com o atleta.
O Vasco ofereceu cerca de R$ 300 mil de salário a Damião. No Santos, o atacante recebia em torno de R$ 600 mil.
Apesar do imbróglio, as partes que representam o jogador estão otimistas num acordo positivo ainda nesta semana.
Fonte: UOL