Bicampeão Carioca, Rei dos Clássicos e equipe de melhor rendimento no Campeonato Brasileiro da Série B, o Vasco da Gama tentará neste fim de semana ampliar sua vantagem para os principais concorrentes ao título da competição nacional. No sábado (02/07), às 16h30, o Cruzmaltino enfrentará o Avaí pela 14ª rodada. O palco do duelo será o Estádio da Ressacada, local que traz boas recordações para os vascaínos.
Foi no Aderbal Ramos da Silva, nome oficial da casa avaiana, que o Almirante deu um passo gigantesco para a conquista de um inédito título. No dia 25 de maio de 2011, pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil, o Gigante entrou em campo precisando da vitória, já que havia empatado por 1 a 1 em São Januário. O clima era favorável ao rival, mas o clube da Colina não se intimidou. Vitória por 2 a 0 e vaga na decisão da competição.
Na mesma temporada, dessa vez pelo Brasileirão, o Vasco retornou à Ressacada para novamente fazer bonito. O triunfo dessa vez foi importante para consolidar o time vascaíno no G4 e deixá-lo a um ponto de Corinthians e Flamengo, líderes naquele momento. Os resultados positivos obtidos há quatro anos foram os últimos do Cruzmaltino no palco do seu próximo compromisso. De lá para cá, dois confrontos, em 2014 e 2015, com uma vitória do Avaí e um empate.
As vitórias de 2011 não foram as únicas do clube de São Januário na Ressacada. O Almirante também derrotou o Leão de Florianópolis duas vezes nos anos 80 (1983 e 1987) e outra na temporada de 2010. O primeiro triunfo, inclusive, veio no jogo de inauguração do Aderbal Ramos da Silva. Em 15 de novembro de 1983, o Gigante venceu por 6 a 1, com gols de Marcelo (3), Vilson Tadei (2) e Dudu. O Vasco só foi superado duas vezes pelo Avaí em seu estádio.
Histórico do confronto entre Vasco e Avaí:
- 18 jogos: 11 vitórias, 3 empates e 4 derrotas.
- Na Ressacada: 8 jogos, com 5 vitórias, 1 empate e 2 derrotas
- Em Florianópolis: 12 jogos, com 8 vitórias, 1 empate e 3 derrotas
- No Rio de Janeiro: 6 jogos, com 3 vitórias, 2 empates e 1 derrota
- Gols: 26 marcados e 16 sofridos
Fonte: Site oficial do Vasco