Vôlei de Praia: Multicampeãs pelo Vasco, Adriana Behar e Shelda conduzem tocha olímpica em Fortaleza

Quarta-feira, 08/06/2016 - 10:19
comentário(s)

O revezamento da tocha olímpica, que passou ontem por três cidades do Ceará, teve de músicos de forró a exBBB. Sempre, é claro, acompanhado pelo povo, com muita festa. O destaque do dia foi a dupla Adriana Behar e Shelda, antigas companheiras de vôlei de praia, medalhistas de prata em Sydney-2000 e Atenas-2004, que carregaram a chama uma depois da outra, em Fortaleza.

— Conduzir a tocha traz a memória do nosso período como atletas — disse Adriana: — Tudo que conquistamos foi como dupla, essa é a nossa marca. Mesmo sem participarmos efetivamente, os Jogos ainda trazem muita emoção.

Ainda na capital, outro momento marcante foi a participação de Maria da Penha, de 70 anos, que batizou a lei contra violência doméstica. A cearense, que ficou paraplégica após tomar um tiro do marido, recebeu a tocha de Juliana de Faria, criadora do Think Olga, ONG dedicada aos direitos das mulheres. Aproveitando o encontro, a Rio-2016 lançou a campanha #ChamaPorElas, que convida mulheres a contarem histórias sobre como fizeram do esporte um instrumento de fortalecimento.

No 36º dia de revezamento, a tocha passou primeiro por Aracati, onde ocorreu uma manifestação inusitada: atletas de karatê ajudaram no cordão de proteção da chama, para pedir que o esporte seja incluído nos Jogos de 2020.

Após uma rápida passagem por Aquiraz, a tocha chegou a Fortaleza. O trajeto começou no estádio Castelão, com o nadador paralímpico Carlos Alberto Maciel, o Betão, ouro no Parapan de Guadalajara, em 2011, e bronze em Toronto-2015. Mais tarde, quem carregou a chama foi a exBBB Ana Paula Renault, para delírio de seus fãs na internet. A hashtag #AnaPaulaNoTourDaTocha chegou a ser um dos assuntos mais comentados no Twitter.

O evento também teve um toque musical. Solange Almeida e Xand Avião, da banda Aviões do Forró, naturais da cidade; e Toni Garrido, do grupo Cidade Negra, participaram do revezamento. Assim como o técnico de basquete Alberto Bial, o ex-jogador de vôlei Roberto Lopes e a primeira árbitra brasileira do UFC, Camila Albuquerque, entre outros. O evento terminou com um show na Praia de Iracema.



Fonte: Extra