Maria da Conceição Alves engrossa a lista dos 23,5 milhões de idosos do Brasil, segundo o último censo do IBGE. Mas a moradora de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, não se contentou em chegar na média da expectativa de vida dos brasileiros, que é de 78 anos para as mulheres. Neste sábado (4), ela completa 114 anos "muito bem vividos".
Nascida em 1902 em Diamantina, Minas Gerais, a idosa mora com os afilhados há 10 anos. A idade avançada não impede que ela realize tarefas, como ler, fazer a lista de compras e boas piadas.
"Gosto de ver o Caldeirão, Faustão e Angélica. Quando o filme é bom, eu vejo. Quando não é bom, eu desligo", simplifica a dona Conceição, que também gosta de escutar música. A idosa, que não tem filhos, revela ainda detalhes de suas experiências amorosas:
"Ele (o namorado) morava em São Cristóvão e tinha outra lá. Mandei ele andar para criar calo e aproveitar os intervalos", ironiza.
Outra atividade apreciada por dona Conceição é o futebol. Com o coração um pouco dividido, ela se diz torcedora do Vasco da Gama.
"Eu não gosto muito do Flamengo porque eu sou Vasco e Botafogo." Mas questionada sobre sua preferência, ela é taxativa: "Vasco". Sabendo do gosto da idosa pelo clube, a equipe de reportagem da Inter TV levou uma camisa personalizada do time, com a numeração 114 nas costas, de presente para a aniversariante. Mesmo agradecida, ela não quis vestir a camisa, alegando que iria estragar o visual pensado especialmente para a reportagem. Mas garantiu que vai usar o presente em dias de jogos.
Neide, que é afilhada e cuida de dona Conceição, diz que a idosa só traz alegrias.
"Ela conta um monte de coisas que só faz a gente rir. E ela é muito independente, se eu deixar ela faz até a comida dela, só que eu não deixo. Eu trago a comida dela todos os dias. Ela faz o café da manhã porque não deixa eu fazer", conta Neide.
Clique aqui e veja o vídeo
Fonte: G1