O Cruzmaltino está a três jogos de alcançar a sua maior sequência sem derrotas, e bater recordes tem sido saudável... mas até onde o time consegue chegar?
Quem diria, no final do ano passado, que o Vasco da Gama faria um 2016 de encher os seus torcedores de orgulho? Pois é. A equipe de Jorginho conquistou o bicampeonato carioca e segue invicta em toda a temporada.
Considerando jogos oficiais, o atual time do Vasco já é o que tem a maior sequência sem derrotas em toda a história: 32 até o momento, superando a marca de 31 do esquadrão de 1977, que tinha Mazarópi, Abel Braga, Zanata e Roberto Dinamite.
No entanto, a maior sequência absoluta pertence a um dos maiores esquadrões da história cruzmaltina e do futebol brasileiro: o ‘Expresso da Vitória’, que ficou 35 partidas sem ser derrotado entre 1945 e 1946.
A torcida está animada, foi uma das que mais aderiram aos programas de sócio-torcedor no último mês de maio. Considerando todos os clubes do país, foram 1.386 novos sócios, média de 44,71 por dia. Somente São Paulo, Coritiba e Atlético-MG somaram mais. Em campo, ultrapassar a façanha do Expresso da Vitória é uma missão sonhada por Jorginho e todos os jogadores.
Para isso, terá quatro jogos complicados na Série B. O primeiro deles será em casa, neste sábado (04) contra o Goiás. Depois, compromissos fora de casa contra Joinville e Atlético-GO. A chance de fazer, mais uma vez, história será em seus domínios, contra o Náutico, pela nona rodada da segundona.
Superar marcas de Corinthians, Botafogo e Flamengo... sonho alto demais?
Quanto mais alto este Vasco chega, mais além vai a expectativa do torcedor. Tudo bem que o principal objetivo da campanha é voltar à Série A, e se vier uma Copa do Brasil junto seria espetacular.
Só que bater marcas importantes está caindo nas graças dos torcedores e de todo o departamento de futebol do clube. Desta forma, quais seriam os dois principais objetivos para o Gigante da Colina?
Ser o maior campeão da história da Série B
O Vasco não quer apenas o título da segunda divisão. Isso não basta mais para o clube, e nem mesmo para a qualidade deste time. A missão dos comandados de Jorginho é bater os 85 pontos somados pelo Corinthians, em 2008. Naquela temporada, a equipe paulista venceu 25 partidas, empatou 10 e foi derrotado somente três vezes.
Bater a sequência invicta de Botafogo e Flamengo
As equipes que mais tempo ficaram sem derrotas no Brasil foram Botafogo e Flamengo, ambos com 52 partidas. Para superar a marca, faltam 21 jogos. A diferença é que tanto os alvinegros quanto flamenguistas poderão argumentar que as suas sequências foram jogando na elite.
(Nota da NETVASCO: Pelo contrário: as séries de Flamengo e Botafogo incluíram diversos amistosos, muitos deles contra combinados locais e clubes de pouca expressão.)
Ser o primeiro campeão invicto da segundona
Foram apenas cinco rodadas disputadas, mas alguns já pensam em conquistar o troféu de acesso sem sofrer nenhuma derrota. Seria algo inédito na história da Série B, mesmo considerando a época em que determinadas equipes disputavam dez partidas ou até menos.
Fonte: Goal.com