Casaca divulga nota comparando arbitragem de Vasco x Chapecoense de 2015 com Urubu x Chapecoense de 2016

Sexta-feira, 27/05/2016 - 23:40
comentário(s)

Qual a diferença?

Ano passado, em plena recuperação do Vasco no Campeonato Brasileiro, uma vitória diante da Chapecoense poria o clube a apenas três pontos do 16º colocado, o Avaí na ocasião.

Não fosse o acúmulo de erros de arbitragem contra o Vasco (Internacional-RS e Sport no turno, Atlético-MG, Cruzeiro e Avaí no returno), o time já teria somado mais 8 pontos e estaria na 14ª colocação, dois pontos atrás do Fluminense, 13º, e 4 à frente do 17º colocado, o Avaí.

Mas os erros sistemáticos contra o clube pesavam jogo a jogo e naquela rodada, a 11ª do returno, uma vitória no Maracanã seria importantíssima para a equipe cruzmaltina, diante do adversário catarinense.

Aos 40 minutos do 2º tempo, o árbitro Ricardo Marques Ribeiro inventou um pênalti para a Chapecoense, acusando mão na bola do zagueiro Rodrigo, dentro da área, em lance no qual nenhuma câmera conseguiu mostrar o referido toque, pelo contrário, mas caso houvesse não caracterizaria a penalidade uma vez que o braço do atleta estava “colado” junto ao corpo.

Pênalti cobrado, gol marcado. Estava empatada a partida.

Passados dois minutos, bola levantada na área da Chapecoense em cobrança de escanteio e o atleta Tiago Luís, de frente para o lance, esticou os braços e tocou na pelota dentro da área, impedindo o domínio de Nenê. O pênalti escandaloso foi ignorado pela arbitragem. O prejuízo ao Vasco foi inequívoco e beirou as raias do absurdo naquela partida.

Na última quarta-feira em Volta Redonda a Chapecoense teve um pênalti no primeiro tempo mal marcado quando perdia por 1 x 0 para o Flamengo. Empatou e ainda na primeira etapa teve outro a seu favor, desta vez ignorado pela arbitragem, que errou novamente. Na segunda etapa o atleta Éverton do Flamengo foi bem expulso após aplicar algo parecido com um coice no adversário, mas na última bola do jogo, quando o placar era de 2 x 1 a favor da Chapecoense, a arbitragem achou um pênalti para o Flamengo (imagem desta matéria), que foi transformado em gol após a cobrança de Alan Patrick.

O rubro-negro já havia sido beneficiado na primeira rodada diante do Sport no mesmo estádio e se o Flamengo não tem casa para jogar, os árbitros parecem se sentir em casa para favorecer o rubro-negro na competição. Já era para o Fla estar na zona de rebaixamento, com um mísero ponto somado, mas ganhou três de presente das arbitragens.

Da mesma forma, com arbitragens limpas, era para o Vasco no ano passado, independente de qualquer outro fator, ter terminado em 8º lugar na competição, caso não fosse tungado em 14 pontos.

Arbitragens ruins e sistematicamente favoráveis ou contrárias a um determinado clube mudam e muito sua performance numa competição como o Campeonato Brasileiro e a imagem comparativa entre os dois lances contra o mesmo adversário (Chapecoense) apenas simboliza isso.

Casaca!




Fonte: Casaca