Referência do Vasco, Nenê caminha para se tornar o jogador mais decisivo do Brasil

Segunda-feira, 23/05/2016 - 19:38
comentário(s)

Que Nenê é o “cara” do Vasco, isso todo mundo sabe. O camisa 10 da Colina é o artilheiro do atual elenco com dez gols - Riascos também tem o mesmo número, mas já deixou o clube - e o principal assistente do Cruz-Maltino no ano, com 11 passes. Mas o meia de 34 anos caminha para ser o jogador com maior participação de gols de seu time no país. Em 2016, Nenê participou de 21 dos 40 gols vascaínos. Ou seja, 52,5% das bolas na rede do Vasco passaram diretamente pelos pés do ex-jogador de PSG e Mônaco.

No Carioca, foram sete tentos e oito passes. Na Série B, já são duas assistências e três bolas na rede. E na Copa do Brasil, o passe para o gol de Caio Monteiro, contra o Remo. Em 23 partidas, Nenê tem uma média de quase um gol ou assistência a cada jogo (0,91).

Entre os principais artilheiros do Brasil na temporada, o jogador mais participativo dos gols de seu clube é o desconhecido Ulisses, do Cordino-MA, que marcou 13 dos 22 gols do clube no Estadual, totalizando 59%. Se Nenê participar dos próximos sete gols do Vasco na temporada, toma o posto - a partir daí, a manutenção da marca aconteceria com a participação em três gols a cada cinco jogos (60%).

Quem também está no páreo com o meia Cruz-Maltino é o atacante Nando, do ABC. Ele marcou 16 gols e deu duas assistências com a camisa do clube potiguar, fazendo parte de 50% dos 36 tentos no ano. O ABC ainda disputa a Série C, o que dá ao centroavante a possibilidade de brigar com Nenê até dezembro. Diferentemente de Ulisses, já que o Cordino não disputa mais nenhuma competição no ano.

O camisa 10 do Vasco pode começar a buscar essa marca na terça-feira, quando o Gigante da Colina enfrenta o Vila Nova, em Brasília, pela terceira rodada da Série B. A partida começa às 21h30 (horário de Brasília).

Nenê em 2016

23 partidas
10 gols
11 assistências
52,5% dos gols vascaínos passaram por Nenê
0,91 gols ou assistências/jogo



Fonte: GloboEsporte.com