O bicampeonato estadual deixou a imensa torcida do Vasco bem feliz. E, na esteira da euforia que toma conta dos vascaínos de Norte a Sul deste país, o clube espera transformar alegria em receitas.
A expectativa é que o “Gigante”, plano de sócios-torcedores do Cruz-maltino (lançado em março de 2016), feche o ano com até 25 mil membros, o que representaria um aumento de cerca de 230% no quadro de associados. Atualmente, o programa conta com 7.365 adeptos, números inferiores aos rivais Flamengo (54.912), Fluminense ( 32.434) e Botafogo (13.521).
O bom momento do futebol e a série invicta de 26 jogos são ingredientes importantes no caldeirão do marketing vascaíno, que pretende intensificar o trabalho nas redes sociais, para que o torcedor seja convencido a aderir a um dos quatro planos disponíveis.
— O marketing tem de estar preparado para, na hora da virada técnica, pegar a prancha e surfar a onda boa. Temos de nos preparar ainda para uma segunda virada, que deverá acontecer com a volta à Série A— explicou Marcus Duarte, gerente de marketing do Vasco.
Os desafios do departamento não ficam restritos à captação de novos sócios-torcedores. Em um momento em que a nau vascaína navega em águas tranquilas, a dificuldade é superar a turbulência da economia brasileira. Ainda que o clube tenha renovado o seu patrocínio principal com a Caixa (até março de 2017), o Vasco espera capitalizar com outras propriedades.
— O mercado está reagindo mal ao patrocínio no esporte. Muitas empresas querem entrar mas não sabem como. Precisamos contactar o mercado sem assustar — disse Duarte.
De acordo com o último balanço, o clube contabilizou R$ 36 milhões com receitas de marketing no ano de 2015.
Fonte: O Globo Online