Basquete: Armador argentino Palacios é o destaque do Vasco na Liga Ouro

Sábado, 07/05/2016 - 09:28
comentário(s)

Faz pouco mais de um mês que o argentino Damián Palacios chegou ao Vasco da Gama. Na época, o Gigante da Colina terminava o primeiro turno da Liga Ouro de basquete em terceiro lugar, com duas vitórias e quatro derrotas. Desde que o armador entrou no time, a equipe vascaína não perdeu mais. São quatro vitórias seguidas que garantiram a classificação para a fase final do torneio. Agora, o clube de São Januário chega às duas últimas rodadas contra o líder Campo Mourão com chances de alcançar o primeiro lugar e avançar direto para a final. O primeiro duelo é nesta sábado, às 11h.

A equipe vascaína sofreu no primeiro turno. O time montado às pressas ainda teve que encarar os problemas de lesão. Na primeira metade do campeonato, o técnico Christiano Pereira só usou nove jogadores por partida. Aos 30 anos, Palacios desembarcou no Rio de Janeiro para suprir essa deficiência. Quando o reforço chegou, junto com Márcio Dornelles, o técnico Christiano enfatizou que os dois jogadores não vinham apenas para fazer número e destacou a qualidade de passe e arremesso de três pontos do argentino.

Uma semana após a apresentação em São Januário, o armador fez jus às palavras do técnico e mostrou a que veio. Na vitória contra o Sport em casa, Palacios foi o cestinha da partida com 19 pontos, acertando cinco arremessos de três pontos.

Depois disso, o jogador manteve o bom desempenho. E na última vitória, contra o Ginástico fora de casa, quando foi titular pela primeira vez, o armador voltou a ser o cestinha da partida com 27 pontos. Mas nem o próprio argentino acreditava numa adaptação ao clube e ao basquete brasileiro tão rápida.

- (A rápida adaptação) Me surpreendeu. Mas isso foi graças ao grupo que me fez entrar rápido na equipe. Por sorte, desde que cheguei, o time não perdeu. Teve também a chegada do Márcio, e juntos ajudamos a equipe a ganhar essas quatro partidas. Agora, vamos tentar fazer os mesmo nas próximas partidas – afirmou o argentino.

Na última partida, Palacios só foi titular porque Hélio estava suspenso. Entretanto, os números do jogador são de destaque da equipe. O camisa 10 vascaíno tem média de 27 minutos em quadra, com 14 pontos, 3.25 assistências e quatro rebotes por jogo. Na Liga Ouro, tem a terceira melhor média de pontos, a quarta melhor de assistências e a melhor de arremessos de três pontos (2.75) O técnico Christiano ressaltou que a qualidade do jogador foi fundamental para a adaptação na equipe.

- A cultura ajudou ele. Nós sabíamos que ele tinha muita qualidade individual. A dúvida era como adequá-la ao coletivo, a um grupo formado. Mas ainda bem que tudo correu bem. Ele tem uma leitura de jogo muito boa e com certeza isso facilitou a vida - afirmou o treinador.

Em casa, o Vasco enfrenta o Campo Mourão pelas últimas duas rodadas da primeira fase da Liga Ouro. O primeiro confronto será realizado às 11h deste sábado. E o segundo duelo será na segunda-feira, às 19h30. Para essa partida, a equipe carioca terá os retornos de Hélio, que estava suspenso, e Drudi, recuperado de lesão. Com uma fratura no dedo médio da mão direita, Douglas Nunes está de fora do confronto. Para alcançar o primeiro lugar, clube de São Januário precisa vencer as duas partidas e tirar 10 pontos de diferença.



Fonte: GloboEsporte.com