Em entrevista na década de 1950, Adão Antônio Brandão relembrou 1º jogo e o 1º gol da história do Vasco, que completam 100 anos; ouça

Terça-feira, 03/05/2016 - 15:20
comentários

Numa entrevista na década de 1950, Adão Antônio Brandão, autor do primeiro gol do futebol do Vasco, no dia 3 de maio de 1916, portanto há exatamente 100 anos, relembrou o jogo (Vasco 1 x 10 Paladino) e o tento históricos. O áudio abaixo foi cedido pela família do atleta ao pesquisador vascaíno Mauro Prais. Adão faleceu em 1978. Para conhecer sua trajetória, clique aqui.

Ouça a entrevista de Adão Antônio Brandão clicando aqui.

Transcrição do áudio:

"Foi a 3 de maio de 1916. Campo do Botafogo. Adversário, Paladino Football Club. Isto é, na terceira divisão, já. Escore: 10 a 1. A minha posição, ponta-direita. E note-se, não era para acontecer um revés tão grande. A verdade é que nosso adversário era melhor, mas não tanto a ponto de arrasar. Mas assim mesmo, ainda consegui salvar a honra do clube. Mas o pior estava reservado para depois, quando chegamos ao clube, na Praia de Santa Luzia. Lá estava a Turma da Praia*. Foi um desastre. Não soubemos perder. Mimosearam-nos com laranjas, etc."

*A Turma da Praia era um grupo de sócios ligados ao remo que não viam com bons olhos a adesão do Vasco ao futebol.

Adão Antônio Brandão, autor do 1º gol do Vasco em jogos oficiais de futebol



Fonte: NETVASCO (texto), Site Mauro Prais (aúdio)