Diversas seleções sul-americanas divulgaram nesta sexta-feira (29) as respectivas pré-listas de jogadores convocados à Copa América Centenário, que acontecerá de 3 a 26 de junho, nos EUA.
Assim, os clubes brasileiros sofrerão desfalques entre as rodadas 6 e 11 do Campeonato Brasileiro, que não será interrompido no período de disputa da competição continental. O clube que mais deve sofrer com as possíveis ausências é o Corinthians, com quatro ao todo: dois jogadores na pré-lista do Paraguai, Romero e Balbuena, e mais dois atletas na pré-convocação da seleção brasileira, Fágner e Elias.
Depois do Corinthians, os times brasileiros que tiveram mais jogadores pré-convocados à Copa América foram Santos e Grêmio, com três. O Peixe com o meia Lucas Limas e os atacantes Gabriel e Ricardo Oliveira, e o tricolor gaúcho com o goleiro Marcelo Grohe, o volante Walace e o atacante Luan. Todos na pré-lista brasileira.
Em seguida, com dois pré-convocados, estão São Paulo e Palmeiras. No tricolor do Morumbi, o zagueiro Rodrigo Caio e o meia Paulo Henrique Ganso. E no Palestra os atacantes Gabriel Jesus e Lucas Barrios – esta último pela seleção do Paraguai.
Por fim, com um jogador nas pré-listas das seleções sul-americanas à Copa América, aparecem Flamengo (o atacante Paolo Guerrero, no Peru), Internacional (o goleiro Alisson, no Brasil), Vasco (o goleiro Martín Silva, no Uruguai), Cruzeiro (o meia De Arrascaeta, no Uruguai), Atlético-MG (o lateral Douglas Santos, no Brasil) e Coritiba (o meia César González, na Venezuela).
Algumas seleções sul-americanas, como o Equador, ainda não divulgaram suas listas. Em tempo, vale lembrar também que alguns jogadores lembrados por Dunga na pré-lista à Copa América têm idade olímpica e devem compor o elenco que buscará a medalha de ouro na Rio-16.
É o caso de Gabriel Jesus, Rodrigo Caio e Luan, por exemplo. Ou seja, mesmo que eles não estejam na lista final para a Copa América, deverão desfalcar seus clubes durante a disputa do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos, que acontece de 4 a 20 de agosto.
Neste caso, a situação dos clubes brasileiros é um pouco melhor, já que eles sofreriam com desfalques "apenas" em quatro jogos, entre as rodadas 18 e 21 do Brasileirão.
Jogadores que atuam no Brasil pré-convocados à Copa América
Ángel Romero (PAR) – Corinthians
Fábian Balbuena (PAR) – Corinthians
Elias (BRA) – Corinthians
Fágner (BRA) – Corinthians
Gabigol (BRA) – Santos
Lucas Lima (BRA) – Santos
Ricardo Oliveira (BRA) – Santos
Luan (BRA) – Grêmio
Marcelo Grohe (BRA) – Grêmio
Walace (BRA) – Grêmio
Ganso (BRA) – São Paulo
Rodrigo Caio (BRA) – São Paulo
Gabriel Jesus (BRA) – Palmeiras
Barrios (PAR) – Palmeiras
Paolo Guerrero (PER)- Flamengo
Marín Silva (URU) – Vasco
Douglas Santos (BRA) – Atlético-MG
Alisson (BRA) – Internacional
De Arrascaeta (URU) – Cruzeiro
César González (VEM) – Coritiba
Fonte: UOL