O Vasco da Gama, através do seu Programa de Estágio Supervisionado (COPES), vem abrindo suas portas para estudantes da área de educação física, com o objetivo de contribuir na formação de novos profissionais direcionados para as áreas de fisiologia, treinamento de goleiros, preparação física e musculação. O projeto foi retomado no início de 2015 após cinco anos de inatividade. Foram realizados até o momento dois processos seletivos (um em janeiro de 2015 e outro em janeiro de 2016).
Tal procura demonstra o interesse de jovens profissionais em aprender com profissionais de alto gabarito. Tendo em vista que não é normal clubes de futebol possuírem programas de estágio, o pioneiro Vasco oferece para estudantes a oportunidade de se capacitarem e, possivelmente, de serem até contratados pelo clube, o que aconteceu recentemente com cinco estagiários, todos oriundos do processo seletivo do ano passado.
- O processo seletivo é dividido em duas fases, a primeira consiste na análise de currículo e a segunda em uma entrevista presencial com o representante da área desejada pelo candidato. A seleção ocorre uma vez ao ano e as inscrições são amplamente divulgadas através das redes sociais do clube. Algumas coisas são aprendidas e dissipadas no clube, uma delas é que o Vasco tem sua essência no pioneirismo. A segunda é a obrigação de oferecer oportunidades. Foi pensando nisso que reabrimos o programa - comentou Álvaro Miranda, diretor geral das categorias de base.
O programa tem como objetivo promover uma formação profissional de qualidade. Aproveitar no futuro esses acadêmicos é algo que já virou tradição no Vasco da Gama. A prova de que o clube valoriza o profissional formado em casa são os preparadores físico das categorias sub-20 e sub-13. Brandi Regato e Breno Araújo começaram a trabalhar em São Januário através do programa.
São oriundos do COPES, além deles, Rafael Teixeira (termografista da base) e Sarah Ramos (assistente de fisiologia). A última é, inclusive, responsável pelo acompanhamento e treinamento técnico científico dos estagiários. Sua missão é a de acompanhar diariamente o desempenho dos acadêmicos, tendo em vista que eles são submetidos a um grupo de estudos que possui encontros semanais com discussão e apresentação de artigos científicos pertinentes as áreas de atuação.
- Toda semana os acadêmicos apresentam trabalhos no Auditório da Pousada do Almirante. Isso contribui com o processo de formação e ajuda na evolução como profissional, os inserindo no meio científico. Esse processo contribui também para a ligação do meio teórico com a prática vivida no clube - disse Sarah Ramos, recém contratada pelo clube e que entrou pelo programa no ano passado.
O interessado em estagiar nas categorias de base e no futsal do clube deve ficar atendo ao edital que é liberado no final do ano. A chamada ocorre durante todo o ano para os inscritos no último processo seletivo. Lembrando que o estágio é remunerado, conforme determina a lei. O estagiário também recebe alimentação, passagem e uniforme do clube. Para acompanhar ao vivo as apresentações e tirar qualquer dúvida sobre o programa de estágio o e-mail do setor é: estagio@crvascodagama.com.
Estagiários posam para foto no Departamento Infanto-Juvenil |
Estudantes acompanham apresentação de trabalho na Pousada |
Fonte: Site oficial do Vasco