A CBF pode reformular o calendário oficial do futebol brasileiro para a próxima temporada. De acordo com o apresentador do "Redação SporTV", André Rizek, uma série de mudanças pode ser feita já para 2017. Nesta proposta, os campeonatos estaduais terão menos datas no início do ano. O Campeonato Brasileiro seria antecipado para abril e seria disputado apenas nos fins de semana. De terça a quinta, os clubes poderiam disputar a Taça Libertadores, Copa Sul-Americana, Copa do Brasil, além de regionais como a Copa do Nordeste e Copa Verde, além da Copa da Primeira Liga.
Outra grande mudança seria a pausa nas data Fifa, assim os clubes brasileiros não seriam mais obrigados a entrar em campo sem os seus jogadores convocados para as seleções do Brasil e de outros países.
- Está se costurando na CBF o seguinte acordo para o ano que vem: Campeonato Brasileiro só aos finais de semana. Vai ser maior, começando em abril. O meio da semana será só para a Copa do Brasil, Libertadores, Copa da Primeira Liga, competições regionais, como a Copa do Nordeste e a Copa Verde. Os estaduais serão menores. Há um pré-acordo que o estadual do Rio terá 16 datas, será menor. E o compromisso de que, quando a seleção brasileira jogar, não tem rodada, como se faz na Europa. É um acordo, vamos esperar oficializar, não quero comemorar antes da hora - disse André Rizek.
Em 2016, o Paulistão ocupará 19 datas. O Carioca terá 18, contra 17 do Gaúcho e 15 do Mineiro. A Série A, com 38 rodadas, começa no dia 14 de maio. A Série B está prevista para o mesmo fim de semana.
Fonte: Sportv.com