Relembre os títulos do Vasco nas Taças Guanabara de 2000 e 2003

Domingo, 17/04/2016 - 11:46
comentário(s)

Em 2000, chocolate de 5 a 1 no Urubu em plena Páscoa garantiu ao Vasco sua 10ª Taça Guanabara

A missão do Flamengo era inglória: precisava vencer o Vasco no campo e, dois dias depois, conquistar no tapetão os pontos do empate contra o Cabo Frio. Já ao Gigante da Colina, bastava o empate para acabar com qualquer dúvida sobre o título que já havia garantido se fossem considerados apenas os resultados obtidos dentro de campo.

Certo de que o caneco já era do Vasco, o então vice-presidente Eurico Miranda mandou distribuir aos torcedores cruz-maltinos, antes da partida, numa referência à Páscoa, milhares de ovos de chocolate, que anteciparam o que ocorreu no campo: um verdadeiro "chocolate" vascaíno. A impiedosa e inesquecível goleada de 5 a 1, de virada, mostrou quem, de fato, mandava no futebol carioca. Foram três gols de Romário - que deixara a Gávea quatro meses antes -, um de Felipe e um de Pedrinho.



Em 2003, empate contra o Urubu e tropeço do Americano deram ao Vasco sua 11ª Taça GB

A Taça Guanabara de 2003 foi decidida de forma curiosa. No sábado de Carnaval, o Vasco empatou com o Flamengo por 1 a 1 no Maracanã (gol de Wellington Monteiro), recebeu a 11ª Taça Guanabara de sua história e deu a volta olímpica. Porém, ainda não havia sido campeão matematicamente. Isso porque quatro dias depois, na Quarta-feira de Cinzas, o Americano enfrentaria o Friburguense e, se goleasse por 8 ou mais gols de diferença, tiraria o troféu do Vasco. Mas essa partida terminou 0 a 0 e o Gigante da Colina pôde comemorar o título.



Fonte: NETVASCO (texto), Youtube (vídeo)