Em 1965, Vasco bateu o Botafogo de Garrincha para conquistar a 1ª edição da Taça Guanabara
A Taça Guanabara foi criada em 1965 para apontar o representante carioca na Taça Brasil, competição cujo campeão ganhava o direito de disputar a Libertadores. Até 1971, a Taça GB não fazia parte do Estadual, e era disputada como um torneio à parte. Nesta primeira edição, Vasco e Botafogo - que contava com Garrincha - se enfrentaram na última rodada com chances de título. O Gigante da Colina ganhou por 2 a 0, gols de Oldair e Paulistinha (contra), e se sagrou o primeiro campeão da Taça Guanabara. Não há nenhum registro conhecido de vídeo da partida.
Em 1976, Vasco derrotou o Urubu nos pênaltis e conquistou sua 2ª Taça Guanabara
Em 1976, Vasco e Flamengo terminaram o primeiro turno do Estadual empatados em pontos e tiveram que fazer um jogo extra para decidir o título do turno e da Taça Guanabara. Após um empate por 1 a 1 no tempo normal (gol de Roberto Dinamite, de pênalti), o Vasco derrotou o rival por 5 a 4 nos pênaltis e conquistou sua 2ª Taça GB, pondo fim a um jejum de 11 anos.
O Vasco tinha em seu elenco Abel, que desperdiçou sua cobrança, além de Gaúcho, que mandou a bola para as redes, a exemplo do que fez Dinamite. Pelo Flamengo, Júnior converteu sua cobrança, enquanto Zico perdeu.
Em 1977, Dinamite fez 2 no Botafogo e o Vasco levantou sua 3ª Taça GB
Em 1977, o Vasco derrotou o Botafogo por 2 a 0 na última rodada do primeiro turno e levantou sua 3ª Taça Guanabara, chegando também ao bicampeonato (1976-1977). Os dois gols foram assinalados por Roberto Dinamite.
Fonte: NETVASCO (texto), Blog Kike da Bola (foto), Youtube (vídeos)