A Federação de Futebol do Rio (Ferj) vai investir pesado no lobby nessa semana para tentar liberar o Maracanã para semifinais e os dois jogos da final do Campeonato Carioca. O presidente da entidade, Rubens Lopes, já tem reunião marcada com o prefeito Eduardo Paes na quarta-feira pela manhã. A diretoria da Ferj tenta agendar também nos próximos dias um encontro com o governador em exercício, Francisco Dornelles.
O plano é usar a liberação do estádio para realização de shows - como de Rolling Stones e Coldplay - para convencer o Rio 2016 a permitir a disputa das quatro partidas no estádio. A Ferj alega que levar a decisão para outro estado descaracterizaria a competição. Após a reunião entre dirigentes da Ferj e do Rio 2016 na sede da CBF, ainda não houve uma resposta da organização dos Jogos Olímpicos.
Uma das questões que poderia trazer problemas para a liberação é a operação do estádio, visto que a concessionária demitiu praticamente todo o quadro de funcionários que atuavam na arena. A Ferj, no entanto, já planeja usar ex-funcionários da concessionária e contratar as mesmas empresas que participavam da operação do estádio.
O Engenhão, embora ainda visto como plano B na Ferj, é uma opção praticamente descartada. Já há obras em andamento, a liberação já foi vetada pelo Rio 2016, e os esforços dos dirigentes devem se concentrar no Maracanã. Mas a postura de Lopes é de que se houver possibilidade de usar qualquer um dos dois estádios será positivo para o campeonato.
Fonte: Blog Bastidores FC - GloboEsporte.com