A uma semana do lançamento do novo programa de sócios, o Vasco já tem tudo preparado para alavancar o número de associados. A equipe do Esporte Interativoconversou com o vice-presidente de marketing do Cruz-Maltino, Marco Antônio Monteiro, que divulgou detalhes do plano.
O dirigente revelou que o clube estudou nove programas diferentes, afirmou que serão mais de 1.200 empresas parceiras e explicou como funcionará a ideia de milhagem para os torcedores. Além disso, informou que o Vasco pretende usar o programa de associados para explorar a imagem do craque Nenê.
EI: O Vasco vai realizar algum evento para divulgar o novo plano de sócios?
Marco Antônio Monteiro: “Não. A gente vai abrir, nós estamos com 35 mil cadastrados e a gente define até o início da semana a prioridade que nós vamos dar a esses pré-cadastrados na hora da abertura do processo. Esses vão ter alguma vantagem, de terem a abertura antes para eles. A gente está definindo com a empresa parceira nossa, que é a Futebol Card, se a gente consegue abrir antes do dia 28, que é o dia marcado ou, se no dia 28, a gente abre para esses pré-cadastrados e depois para o resto”.
EI: São quantas empresas parceiras presentes no plano?
MAM: “Quando a gente abrir a página na internet, o sócio vai ter cada tipo de plano, o regulamento de cada um e aderindo ele vê já os parceiros. A empresa que faz o clube de vantagens é a ARC, mesma que faz a do Palmeiras. Então, quando ele se associar, ele também já vê as regras do clube de vantagens. São cerca de 1.200 empresas de todo o Brasil. Vão desde grandes de eletroeletrônicos a parceiros de viagens, cartões de crédito… Porque, na verdade, você é sócio-torcedor, tem a lógica do ingresso, que serve muito para quem é do Rio, mas também tem a lógica de um programa de milhagem, como existem hoje em várias empresas. Você acumula pontos, troca por produtos, por vantagem. Tem uma série de regulamentações que fazem com que você tenha uma espécie de programas de milhagem também com seu clube”.
EI: Como funcionará o plano para ganhar pontos?
MAM: “Se o sócio vem ao jogo de futebol, ele ganha pontos. Tem uma série de ações que você dá pontos a ele poder gastar. Por exemplo, vai ter um dia que podemos ter 12 vagas no camarote para você ver o jogo e custar 500 pontos. Os doze primeiros que quiserem gastar seus pontos nisso, garantem a vaga no camarote. Ao mesmo tempo, nesses parceiros todos em que faz compras, ele também ganha pontos com isso e também pode gastar, por exemplo, na compra de um eletrodoméstico, fica a critério dele. Tem uma série de ações que ele pode ganhar ou gastar esses pontos. Muitos clubes têm feito isso, vemos experiências muito boas no Atlético-MG que a gente, em breve, vai implantando aqui”.
EI: Como foi o processo de escolha da empresa?
MAM: “Quando estávamos fazendo o levantamento para sócio-torcedor, estudamos nove planos. A gente achou que a característica do plano que a Futebol Card aplicava no Palmeiras era mais viável para o Vasco. Primeiro, porque queríamos uma empresa que fizesse a bilheteria e o programa de sócio-torcedor. E, como temos uma torcida muito grande fora do Rio, a gente queria um plano para essa pessoa que dificilmente viesse assistir a um jogo na cidade, tivesse a possibilidade de ter vantagens com o programa”.
EI: O Vasco vai aproveitar os jogadores no novo plano?
MAM: “Nós já começamos a fazer. Estamos fazendo uma primeira etapa com alguns jogadores da equipe titular, mas vamos usar bastante. Eu te diria que já filmamos com o Nenê, Rodrigo, Luan, Martin Silva. Depois vai ter uma etapa com mais titulares: Andrezinho, Jorge Henrique… Vamos usar bastante jogadores nessa campanha”.
EI: O marketing montou um planejamento para explorar a imagem de Nenê, que é muito querido pelos torcedores?
MAM: “Sem dúvida. Ele tem uma interação muito grande com a torcida. Isso nós estamos começando a fazer e vai fazer no sócio-torcedor e, sem dúvida, ele é um apelo importante para a gente nesse processo”.
Fonte: Esporte Interativo