O basquete adulto vascaíno começou sua nova trajetória com o pé direito. No primeiro teste, um jogo-treino contra o Botafogo, o Cruzmaltino venceu o adversário pelo placar de 75 a 60, atuando no Ginásio Vasco da Gama. A partida foi realizada na noite desta sexta-feira (19/02) e serviu para o técnico Christiano Pereira observar a equipe em um ambiente mais competitivo. Ao Site Oficial, o treinador falou sobre a desenvoltura do time neste primeiro jogo.
- A equipe superou as expectativas. Entramos muito bem postados na defesa, que era o fundamento em que estávamos tendo muito trabalho nos treinamentos. Em termos ofensivos, nós delimitamos alguns movimentos a serem feitos, pecamos em determinados momentos, mas, foi melhor do que esperávamos. Alguns erros são normais em partidas como esta, ainda mais quando se trata de rivalidade. O balanço foi muito positivo e esperamos evoluir ainda mais na terça-feira - disse Christiano.
Cestinha do jogo com 18 pontos, o ala Gaúcho teve excelente aproveitamento nas infiltrações e se mostrou certeiro nos arremessos. O armador Hélio fez cinco assistências e foi o melhor no fundamento. Quem se mostrou inteiro fisicamente e deu trabalho à defesa adversária foi o ala/armador Marcellus, efetuando belas jogadas individuais. Com um double-double, o ala/pivô William Drudi conseguiu 13 pontos e 11 rebotes.
O JOGO
O primeiro quarto começou com o clube de São Januário empolgado, chegando a abrir 9 a 2 no marcador. No decorrer do período, alguns erros típicos de um time em formação começaram a ocorrer e o Cruzmaltino deu alguns espaços na defesa. A primeira parte do confronto finalizou com o placar de 19 a 16 favorável o Gigante. No quarto seguinte, a partida se manteve equilibrada e o time visitante buscava encostar no marcador: 36 a 32.
Mais equilibrado, o terceiro período teve o Alvinegro com boa posse de bola no ataque e chegando a ultrapassar o Vasco no placar em alguns momentos. Porém, o Almirante se impôs e reverteu rapidamente o jogo: 55 a 52. No quarto final, a defesa vascaína foi o diferencial e os contra-ataques foram efetivos. Com o fôlego em dia, os atletas vascaínos puxavam jogadas ofensivas com velocidade e caprichavam nos chutes de média e longa distância, decretando a vitória por 75 a 60.
Os atletas Bruninho e Douglas Nunes sofreram lesões durante a semana e não entraram em quadra, assim como o norte-americano Robby Collum, que estava na Argentina resolvendo pendências referentes a sua documentação. Na próxima terça-feira (23), os clubes voltam a se enfrentar, mais uma vez no Ginásio Vasco da Gama. O duelo será às 19 horas. Collum e Douglas devem estar à disposição para este duelo, enquanto Bruninho fará trabalho intensivo para estar disponível na estreia da Liga Ouro, no dia 27.
Marcellus deu trabalho para os alvinegros |
Armador Hélio se destacou nas assistências |
Gaúcho foi o cestinha da partida com 18 pontos |
Fonte: Site oficial do Vasco
Galeria
Fonte: Flickr oficial do Vasco