Vasco x Flamengo, domingo, às 17h, em São Januário, será um jogo de risco. O alerta é do comandante do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe), major Silvio Luiz, que reuniu os líderes das torcidas organizadas dos dois clubes, na última quinta-feira, quando lhes foram passadas algumas recomendações de segurança.
- Vasco x Flamengo é sempre uma partida de risco. É preciso ter atenção redobrada - destacou o comandante, embora admitisse que São Januário tem condição de sediar o clássico. - Há quatro anos o estádio tem laudo de segurança que autoriza jogos desse porte.
O esquema de segurança envolverá 500 policiais. Não haverá venda de ingressos no dia do jogo. E somente 10% dos 20.600 ingressos serão destinados aos rubro-negros. Numa tentativa de evitar brigas nas imediações, haverá três bloqueios ao longo da Rua São Januário para que somente torcedores do Flamengo, com ingresso, sigam em direção ao estádio: na altura das ruas Dom Carlos, Francisco Palheta e General Argolo.
- O estádio não tem estrutura para a divisão igual de torcedores. Mas a proporção de 90% e 10% é viável. E, na verdade, o problema nem é o estádio, mas o torcedor que vai ao jogo para brigar. No ano passado (no dia 22 de fevereiro), mais de 100 pessoas foram presas num jogo Fluminense x Vasco disputado no Engenhão - destacou o comandante do Gepe.
O que aumenta a preocupação com a segurança é o pouco uso de São Januário em partidas de grande porte. Desde outubro de 2005, Vasco e Flamengo não se enfrentam no estádio. O que significa uma mudança no esquema normalmente adotado pelos órgãos de segurança e trânsito.
- O ideal seria a realização do jogo no Maracanã. Seria mais confortável - afirmou o major Silvio Luiz. - Já conhecemos todos os itinerários possíveis.
O modelo de segurança a ser seguido é de novembro, do jogo Vasco x Corinthians, quando o clube de São Paulo foi campeão em São Januário, graças a um empate em 1 a 1 que manteve o dono da casa a um passo do rebaixamento para a Série B.
- Como naquela partida, vamos fazer o isolamento para que só chegue a São Januário quem tiver ingresso. Dentro do estádio, a gente não vem tendo problema - disse Silvio Luiz.
A precaução não se limitará ao acesso. A saída também merecerá atenção especial. Tanto que, após o clássico, a torcida do Flamengo somente poderá deixar São Januário quando todos os cruz-maltinos já estiverem bem longe dali.
Fonte: Blog Extracampo - Extra Online