Com a aposentadoria do goleiro Rogério Ceni no fim da última temporada e a recente ida por empréstimo do atacante D´Alessandro para o River Plate-ARG, o futebol brasileiro perdeu dois ídolos, que além de ficarem marcados por suas inúmeras conquistas dentro de campo, também são marcados pela enorme identificação com suas torcidas - São Paulo e Internacional, respectivamente.
Num mercado cada vez mais competitivo, no qual as equipes brasileiras dificilmente conseguem recusar propostas, sobretudo quando vêm do exterior, é muito difícil um jogador ter tempo suficiente para construir uma carreira dentro do clube e virar ídolo, enfim, ser uma referência para os torcedores pelos títulos conquistados e sua maneira de honrar a camisa. Basta ele ter uma boa sequência de apresentações e aparecer uma oferta milionária para logo ser negociado. O lateral Marcelo, ex-Fluminense e atualmente no Real Madrid, bem como o atacante Vitinho, revelado pelo Botafogo e hoje no Internacional emprestado pelo CSKA, são apenas dois exemplos. Isso quando os atletas não são vendidos ainda na base, sem nem passar pelo profissional. Nesse caso, o goleiros costumam ser uma exceção, pois não são tão visados na época das janelas de transferências, ficando geralmente ficam um longo tempo no mesmo clube.
Se levarmos em conta os elencos dos 20 clubes da Série A do Brasileiro mais o Vasco, que disputa a Série B, 12 times têm no goleiro o jogador há mais tempo nas suas respectivas equipes - incluindo os seis primeiros -, o que representa 57% do total. Completam a lista três zagueiros, três atacantes, um lateral, um volante e um meia. No topo da relação de atletas com maior período de atuação por seus clubes aparecem Fábio (Cruzeiro) e Marcelo Grohe (Grêmio). Ambos estão desde janeiro de 2005. Na sequência temos Magrão, que defende a meta do Sport desde abril de 2005, enquanto Nivaldo está na Chapecoense desde maio de 2006. Titular do Flamengo desde meados de 2014, o arqueiro Paulo Victor está no Rubro-Negro desde setembro de 2006. No São Paulo, embora tenha conquistado a titularidade somente esse ano, o goleiro Denis está no clube desde janeiro de 2009.
Entre os jogadores de linha, o atleta com maior longevidade num time é o atacante Fred, que está no Fluminense desde março de 2009. O volante Deivid estaria à sua frente, caso não tivesse sido emprestado pelo Atlético-PR ao Rio Branco-AC, em 2009. Além do atleta do Furacão, o meia Danilo, do Corinthians, o zagueiro Luccas Claro, do Coritiba, e os goleiros Muriel (Internacional) e Vladimir (Santos) também estão nos seus clubes desde janeiro de 2010. No Atlético-MG, o zagueiro Leonardo Silva e o goleiro Giovanni estão juntos no Galo desde janeiro de 2011. O último na lista dos 21 clubes analisados é o atacante Henrique, que está no América-MG desde dezembro de 2013.
Confira a lista dos jogadores com mais tempo nos 20 clubes da Série A do Brasileiro mais o Vasco, que disputa a Série B
1) Goleiro Fábio (Cruzeiro) e goleiro Marcelo Grohe (Grêmio) - Janeiro 2005
3) Goleiro Magrão (Sport) - Abril 2005
4) Goleiro Nivaldo (Chapecoense) - Maio 2006
5) Goleiro Paulo Victor (Flamengo) - Setembro 2006*
6) Goleiro Denis (São Paulo) - Janeiro 2009
7) Atacante Fred (Fluminense) - Março 2009
8) Goleiro Jefferson (Botafogo) - Agosto 2009
9) Goleiro Vladimir (Santos), goleiro Muriel (Internacional), meia Danilo (Corinthians), zagueiro Luccas Claro (Coritiba) e volante Deivid (Atlético-PR) - Janeiro 2010
14) Lateral Renatinho (Santa Cruz) e goleiro Gustavo (Vitória) - Agosto 2010
16) Zagueiro Leonardo Silva e goleiro Giovanni (Atlético-MG) - Janeiro 2011
17) Zagueiro Luan (Vasco) - Julho 2012
18) Atacante Clayton (Figueirense) - Novembro 2012
19) Goleiro Fernando Prass (Palmeiras) - Dezembro 2012
20) Lateral Jeferson (Ponte Preta) - Julho 2013
21) Atacante Henrique (América-MG) - Dezembro 2013
* Em 2008, o goleiro Paulo Victor foi emprestado durante apenas três meses ao America-RJ.
Fonte: Blog Numerólogos - GloboEsporte.com (texto), GloboEsporte.com (foto)