Em contato com a reportagem do ESPN.com.br no início da noite desta quinta-feira, o técnico do Shakhtar Donetsk, Mircea Lucescu, confirmou o acerto para a venda do meia-atacante Alex Teixeira para o futebol chinês por 50 milhões de euros (R$ 217,96 milhões). O destino do brasileiro será o Jiangsu Suning, o mesmo clube que contratou Ramires, ex-Chelsea, recentemente.
Lucescu prega a cautela para evitar apenas que se repita a situação que aconteceu com o atacante Luiz Adriano, do Milan.
Ele tinha venda acertada para o Jiangsu, mas, ao desembarcar em seu novo time, alegou que as condições foram alteradas e voltou atrás no negócio.
"Acertamos a venda do Alex Teixeira para a China, mas vamos esperar um pouco para dar como finalizado por causa da situação do (Luiz) Adriano. Mas está fechada do nosso lado, sim", confirmou o treinador romeno, em contato com o ESPN.com.br.
A ideia de Alex Teixeira nunca foi se transferir para a China. Entretanto, o chegada da oferta fez com que o atleta revesse a sua posição, segundo apurado pela reportagem.
Destaque do Shakhtar na temporada com 22 gols em 15 jogos - melhor média atualmente no futebol europeu -, Alex Teixeira por pouco não assinou com o Liverpool. Os ingleses apresentaram uma proposta de 35 milhões de euros, mas não entraram em acordo com os ucranianos até o final da janela de transferências, ocorrido na última segunda-feira.
A iminente ida para a China frustra grandes clubes da Europa. Além do Liverpool, Chelsea e PSG realizaram consultas pelo jogador, nome mais valorizado do Shakhtar nesta temporada. Os Blues, inclusive, formalizaram uma oferta pelo atleta revelado no Vasco da Gama.
O interesse chinês por Alex Teixeira não é novidade. Antes do Jiangsu, equipe próxima de acertar com o meia-atacante, o Guangzhou Evergrande, time comandado por Luiz Felipe Scolari , procurou o artilheiro do Campeonato Ucraniano.
Alex Teixeira se tornará o atleta mais caro do mercado de inverno na Europa. Antes de o Jiangsupagar 50 milhões de euros pelo brasileiro, o colombiano Jackson Martínez liderou o ranking ao se tornar o novo reforço do Guangzhou Evergrande por 42 mi (R$ 183 mi).
A janela de transferências na China se encerra em 25 de fevereiro.
Fonte: ESPN.com.br