Enquanto uns disputam amistosos, finalistas do Estadual disputarão a Primeira Liga Sul-Minas
Surgiu há pouco a notícia de que a CBF autorizou os clubes cariocas a disputarem de maneira amistosa jogos de seu interesse em 2016.
Houve um certo rebuliço, alguns entenderam as entrelinhas (muito claras), outros não.
A questão é simples: a Liga será da forma como o Vasco cravou (sem chance este ano) e não como tentaram empurrar goela abaixo.
Destacamos trecho importante e que diz tudo que precisa der dito:
“CONSIDERANDO o pleito dos clubes disputantes da Copa Sul Minas Rio para que fossem permitidos jogos amistosos adicionais, além do período de pré-temporada, com o compromisso que estes (a) não conflitem com as datas dos campeonatos oficiais do calendário do futebol brasileiro (b) respeitem o ordenamento jurídico que rege as competições, em especial a Lei 10.671/03 (“Estatuto de Defesa do Torcedor”) e (c) observem os intervalos mínimos entre partidas de um mesmo clube, de acordo com as normas vigentes;”
Mais fácil de entender, impossível: jogos AMISTOSOS que não conflitem com COMPETIÇÕES OFICIAIS.
Outro trecho importante e auto-explicativo:
“A CBF, em parceria com as federações e os clubes, será a responsável por adequar a tabela da competição ao calendário do futebol brasileiro e fornecerá o suporte necessário através de seus órgãos técnicos para a devida oficialização da Copa Sul Minas Rio em 2017.”
Mais límpido e claro, só desenhando: a competição só sairá com o aval das federações e seguindo um critério técnico, no caso do Rio de Janeiro, conforme definido em arbitral da federação.
Ou é assim, ou não acontece. Ponto.
E ao contrário do que os fregueses da zona sul queriam, a Liga em 2017 irá fortalecer o estadual, pois será através dele o critério de classificação neste estado.
Sendo assim, que Flamengo e Fluminense corram atrás, pois o Vasco entra com tudo para vencer o Carioca e conquistar o bicampeonato. E como favorito, pois além de termos mantido o elenco que terminou o returno do Brasileiro 2015 com apenas 1 derrota e atrás apenas do campeão Corinthians (contando os 14 pontos que nos tiraram pelo apito neste turno), jogaremos clássicos em nossa casa.
Criaram a situação por não engolirem nosso título de 2015 e vão pagar mico em 2016 na disputa das Taças Aterro e Faz de Conta.
Imaginem a cena: organizaram a festa, arrumaram o salão, fizeram a divulgação, ensaiaram e na hora que ela realmente vai começar, percebem que o convite está vencido. Só valia para a matinê.
Que comece o Estadual mais disputado dos últimos anos !
Casaca!
Fonte: Casaca